Economia

Cluster Tecnológico Naval do RN será apresentado ao mercado

Evento acontece no dia 7 de maio com objetivo de atrair empresas e instituições para integrar iniciativa pioneira no Nordeste, que visa incrementar a economia marítima

por: NOVO Notícias

Publicado 29 de abril de 2024 às 16:33

Lançamento acontece na próxima terça-feira (7) – Foto: Divulgação

Abrir portas e gerar oportunidades para os negócios que têm o mar como ambiente. É com esse propósito que atuará o Cluster Tecnológico Naval do Rio Grande do Norte. O lançamento para o mercado acontece no dia 07 de maio em um evento para convidados no auditório Albano Franco, na FIERN, a partir das 15h. Representantes das fundadoras do Cluster – 3R Petroleum, Coopesbra, Emgepron, FIERN, Intermarítima e SENAI RN – irão dividir suas visões sobre as vantagens comparativas e competitivas do Rio Grande do Norte, e suas oportunidades de negócios neste ecossistema.

O almirante Edésio Teixeira, presidente da Emgepron e um dos principais incentivadores da criação da associação, profere a palestra “O modelo dos clusters marítimos para o desenvolvimento da economia azul”. E Márcio Guerra, gerente do Observatório Nacional da Indústria da CNI, fala sobre os impactos econômicos da exploração petrolífera na margem equatorial. O almirante Reis Leite, comandante do 3º Distrito Naval da Marinha do Brasil, também participa trazendo seu ponto de vista sobre o potencial da iniciativa. O evento se encerra com a participação do presidente do Cluster Amaro Sales, falando sobre a visão de futuro da economia do mar potiguar.

O Cluster Tecnológico Naval do RN é uma associação civil sem fins lucrativos ou político partidários – composta por três empresas fundadoras (3R Petroleum, Emgepron e Intermarítima) e três instituições eméritas (Fiern, Senai e Coopesbra), que visa impulsionar a geração de negócios relacionados à economia do mar potiguar e se amplia para os demais estados nordestinos. Tem como propósito a criação de um ecossistema de prosperidade, atuando em tríplice hélice frente a indústrias, fornecedores de produtos e serviços, armadores, investidores e demais partes interessadas nos principais segmentos de atuação.

A ideia é que o projeto atraia negócios da iniciativa privada que se agreguem a instituições públicas, para juntos, fortalecer o setor, a exemplo do que já existe nos estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Essa é uma ação que nasce no Rio Grande do Norte, mas nossa intenção é que o movimento se amplie para todo o Nordeste, uma região tão rica e com um grande potencial de desenvolvimento para a chamada economia azul”, pontua Amaro Sales, presidente do Cluster.

“A iniciativa atua com oito eixos prioritários: energia eólica offshore; óleo e gás offshore; pesca e aquicultura; infraestrutura portuária; segurança e vigilância marítima; transporte marítimo e logístico; sal marinho; turismo, lazer e esportes náuticos, além da construção, reparação e manutenção naval, direito marítimo e outros pilares deste ambiente promissor, que envolve muita interação terra-mar”, destaca o secretário executivo do Cluster, Daniel Penteado Lana.

O Cluster conta com uma estrutura de governança que se propõe, entre outras frentes, a representar o ambiente marítimo na proposição de pautas desenvolvimentistas para o governo. É também um apoiador da Federação das Indústrias, uma das principais sócias fundadoras do Cluster.

“Em nível de Nordeste esta é uma iniciativa pioneira, que já nasce com esse cuidado com regramentos e preservação ambiental. Nos propomos a estudar o potencial da economia do mar com o conceito de sustentabilidade muito presente. E chega em um momento muito oportuno para o Rio Grande do Norte, diante da capacidade de energia offshore e exploração do petróleo na margem equatorial”, argumenta Roberto Serquiz, presidente da Fiern.

Empresas e instituições interessadas em fazer parte do Cluster Tecnológico Naval do RN podem acessar o site https://clusterdomar.org.br/ e se inscrever no formulário disponível. Interessados em participar do evento podem contatar pelo e-mail executivo@clusterdomar.org.br.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags