Brasil

Barragem Passagem das Traíras é aberta por ameaça de rompimento

Dnocs realizou uma abertura emergencial tenta evitar o rompimento do reservatório

por: NOVO Notícias

Publicado 15 de março de 2024 às 09:06

Barragem Passagem das Traíras, em São José do Seridó (Foto: Sandro Menezes/Assecom RN)

O Departamento Nacional de Obras Contra às Secas (Dnocs) realizou uma abertura emergencial na barragem Passagem das Traíras, no Seridó potiguar, permitindo a passagem de milhões de m³ de água advinda das chuvas das últimas semanas. A ação, que visa evitar o rompimento da barragem, foi iniciada na quarta-feira (13).

Segundo o Dnocs, a abertura da ensecadeira – na prática, uma espécie de desvio do curso do rio – teve que ser realizada devido ao grande volume de água chegando na área da barragem devido ao acumulado de chuvas na região, cerca de 130mm, no período recente.

A recuperação da barragem Passagem das Traíras foi iniciada em 2020 com recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional. Com 95% de obras prontas, restam as comportas e outros reparos no vertedouro. Segundo o Dnocs, as obras físicas para a recuperação da barragem, tem previsão de conclusão para o final deste mês de março.

Importância

A Barragem Passagem das Traíras é uma das mais importantes barragens do RN, sendo o quarto maior reservatório da região do Seridó. Faz parte do conjunto de barragens da bacia do rio Piranhas-Açu, tendo barrado o rio Seridó. A barragem tem capacidade para 50 milhões de m³. O empreendimento está situado no limite entre os municípios de São José do Seridó, Jardim do Seridó e Caicó.  Seu nome faz referência a um peixe comum na caatinga, a traíra.

A barragem é utilizada para abastecimento de água para a zona urbana de Jardim do Seridó e zona norte de Caicó; irrigação, defesa contra as cheias, atividades recreativas e criação de peixes.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

________________________________________________

Tags