Política

Com apoio de 15 vereadores, Paulinho lança pré-candidatura com “grande otimismo”

O deputado federal lançou pré-candidatura à Prefeitura de Natal em evento na manhã desta terça-feira (23), no auditório da Arena das Dunas

por: NOVO Notícias

Publicado 23 de janeiro de 2024 às 14:45

Paulinho Freire ladeado por algumas lideranças políticas que registraram apoio à sua pré-candidatura – Foto: Jaqueilton Gomes

Ao anunciar sua entrada na disputa eleitoral em 2024 visando a cadeira de prefeito de Natal, Paulinho Freire (União) confessou que está otimista com o projeto, que neste início já conta com o apoio de mais da metade dos vereadores de Natal, além de selar uma união com outros quatro partidos, além do União Brasil, que ele representa.

Tiveram suas marcas expostas em um telão no palco do evento, os partidos PL, presidido por Rogério Marinho, o Podemos, presidido por Styvenson Valentim, o PR, presidido por João Maia, o próprio União Brasil, presidido por José Agripino, e o PSDB, presidido por Ezequiel Ferreira, que não compareceu ao encontro, e foi representado pelo presidente do diretório municipal, o vereador Klaus Araújo.

“Não tenham dúvidas que o otimismo é grande. A gente pensa muito para tomar uma decisão, mas eu não poderia faltar à minha cidade, que me deu tanto, várias eleições para vereador, fui deputado estadual, federal, sempre ajudando a Natal, e agora chegou a hora de ajudar ainda mais, e com esse leque de alianças, de partidos, nós temos condições de fazer muito por Natal”, disse Paulinho Freire, agora pré-candidato a prefeito de Natal, que completou: “estou muito feliz. Conseguimos, depois de muitas conversas, com o senador Rogério Marinho, com José Agripino, chegar a um consenso, e fui o escolhido por esses partidos para ser o instrumento. Agora, só ninguém vai para canto nenhum, e eu acho que temos um time de partidos muito forte que pode nos ajudar a administrar bem a cidade de Natal”.

O otimismo de Paulinho Freire se baseia na força política das siglas que se unem ao seu projeto rumo à Prefeitura de Natal, e nas garantias individuais de apoio de 15 dos 29 vereadores da capital potiguar, e de dois dos três senadores do Rio Grande do Norte, além da expectativa de somar os apoios dos colegas dos três colegas de bancada federal filiados ao PL (General Girão, Sargento Gonçalves e Robinson Faria), que junto com os já declarados apoios de Benes Leocádio (União) e João Maia (PR) chegaria a seis deputados federais, ficando de fora da coalisão apenas os representantes do PT, Natália Bonavides, pré-candidata a prefeita de Natal, e Fernando Mineiro, que juntos à senadora Zenaide Maia (PSD), seriam os únicos da bancada potiguar em Brasília que não declarariam apoio a Paulinho Freire na disputa de outubro.

Os vereadores que estiveram presentes no evento foram Aldo Clemente (PSDB), Aroldo Alves (PSDB), Camila Araújo (União), Chagas Catarino (PSDB), Dickson Júnior (PDT), Ériko Jácome (MDB em transição para o PP), Felipe Alves (União), Klaus Araújo (PSDB), Nina Souza (PDT), Nivaldo Bacurau (PSB), Raniere Barbosa (Avante), Tércio Tinoco (União), e até o líder do prefeito na Câmara, o vereador Hermes Câmara (PSDB), que em seu discurso disse que quer “voltar à época dos 18 anos quando entregava santinho e segurava bandeira, porque é isso que iremos fazer, rua a rua, porta a porta, para eleger o prefeito de Natal”, se dirigindo a Paulinho Freire, anfitrião do evento.

Paulinho destacou alguns de seus trabalhos como vereador de Natal por seis mandatos para dizer que tem ainda muito o que oferecer ao município de Natal. Ele evitou falar de outras pré-candidaturas, e enfatizou que aquele era momento para falar do seu projeto. O deputado ainda lembrou que algumas pesquisas já foram divulgadas e pediu para que ninguém se apegue àqueles números, porque ele só está entrando oficialmente no páreo agora.

“Não vamos ligar para essas pesquisas porque hoje é o dia oficial que estou me lançando pré-candidato”, disse Paulinho Freire.

Todos os partidos anunciados na aliança foram representados por seus deputados estaduais, com exceção do PSDB, que não contou com a presença do deputado Ezequiel Ferreira, líder da sigla no Rio Grande do Norte. Contudo, Paulinho Freire confidenciou que recebeu, do tucano, uma ligação e a promessa de apoio ao projeto.

Ausências sentidas

Durante o evento que marcou o lançamento da pré-candidatura de Paulinho Freire (União) à Prefeitura de Natal, que contou com a presença de várias lideranças políticas do estado e do município, uma porção generosa de ausentes foi sentida, especialmente do PL, partido liderado pelo senador Rogério Marinho, um dos principais apoiadores do projeto, e que pode indicar o candidato a vice.

A sigla que representa o bolsonarismo tem, no Rio Grande do Norte, três deputados federais e dois estaduais, mas nenhum deles prestigiou o evento na manhã desta terça-feira (23), no auditório da Arena das Dunas. Os federais Robinson Faria, General Girão e Sargento Gonçalves, bem como os estaduais Coronel Azevedo e Terezinha Maia não compareceram, e deixaram a representação do PL no evento por conta, apenas do presidente estadual Rogério Marinho e de outras figuras sem mandato, como o presidente municipal do PL, Coronel Hélio, e da média Roberta Lacerda, suplente de deputada federal, e apontada nos bastidores como um possível nome para compor a chapa com Paulinho Freire.

Outra destacada representante da direita potiguar, a ex-deputada Carla Dickson, também não deu o ar da graça no lançamento da pré-candidatura de Paulinho. Dickson é filiada ao União Brasil, e seria uma das maiores beneficiadas pela eleição do colega de partido, dado que ela é a primeira suplente, e herdaria a vaga na Câmara dos Deputados caso Freire seja eleito prefeito de Natal. Esteve presente apenas o esposo dela, o médico Albert Dickson, ex-deputado estadual.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags