Cotidiano

Concurso EBSERH: provas para o cargo de jornalista serão reaplicadas

Comunicado sobre a reaplicação das provas foi publicado hoje pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação

por: NOVO Notícias

Publicado 19 de dezembro de 2023 às 13:42

Provas para jornalista no concurso da EBSERH serão reaplicadas dia 28 de janeiro de 2024. Foto: Reprodução

Provas para jornalista no concurso da EBSERH serão reaplicadas dia 28 de janeiro de 2024. Foto: Reprodução

O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) emitiu nesta terça-feira (19) um comunicado informando que as provas do concurso da a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) para o cargo de jornalista serão reaplicadas. A decisão foi tomada após os candidatos apresentarem uma série de reclamações acerca de falhas na aplicação do certame.

Leita também:

“A reaplicação das provas objetivas e discursivas para o Cargo/Especialidade Jornalista ocorrerá em 28 de janeiro de 2024”, diz o comunicado. O cronograma apresentado foi o seguinte:

  • 19/01/2024 – Convocação – Prova Objetiva e Discursiva
  • 22/01/2024 – Divulgação dos locais de provas no site do IBFC
  • 28/01/2024 – Realização – Prova Objetiva e Discursiva
  • 28/01/2024 – Divulgação do gabarito preliminar e do caderno de questões da prova objetiva
  • Prazo para apresentação de recursos contra gabarito preliminar e questões da prova objetiva das 10h do dia 29/01 até às 17h do dia 30/01/2024

As reclamações com relação ao concurso da EBSERH, realizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), foram feitas um dia após a aplicação da prova.

De acordo com as informações enviadas para o NOVO Notícias, “o certame se tornou alvo de reclamações por erros crassos na impressão dos cadernos e também na apresentação dos gabaritos”.

No antigo Twitter, várias pessoas publicaram reclamações. O jornalista Vinicius Menna, por exemplo, postou que a “prova de Jornalista da Ebserh (IBFC) simplesmente cortou uma disciplina (Informática) na prova e acrescentou questões em outras três disciplinas… No fim das contas, a prova de 50 questões teve 60 e exclui informática… e ainda tinham duas discursivas… Domingo perdido…”.

A jornalista e psicóloga Soraya Wanzeller também recorreu ao X para reclamar e detalhou os problemas na prova do concurso da EBSERH. Segundo ela, “O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC deu um show de desorganização e falta de respeito com os candidatos”.

A jornalista listou os erros cometidos: “Edital previa 50 questões, a prova teve 60; foram 5 questões a mais em Raciocínio Lógico, Legislação do SUS e Legislação da EBSERH, aí só consideraram as 5 primeiras questões; esqueceram de colocar na prova as questões de informática e deram 5 pontos pra todo mundo; e divulgaram o gabarito errado da prova de conhecimento específico.”

 

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags