Cotidiano

Governo atualiza lista dos 10 criminosos mais procurados no Brasil

Criminosos listados enfrentam condenações relacionadas ao tráfico de drogas, participação em organizações criminosas e envolvimento em casos de lavagem de dinheiro

por: NOVO Notícias

Publicado 19 de dezembro de 2023 às 11:00

O Governo brasileiro divulgou uma atualização na lista dos dez criminosos mais procurados do país, destacando suas atividades no Brasil e em nações do Mercosul. Os indivíduos listados enfrentam condenações relacionadas ao tráfico de drogas, participação em organizações criminosas e envolvimento em casos de lavagem de dinheiro. Nomes como Maria do Pó, Baixinho, André do Rap e Cabeludo integram a relação.

VEJA A LISTA:

  1. Willian Alves Moscardini, conhecido como “Baixinho”, alvo de buscas no Brasil e em países do Mercosul. Moscardini enfrenta oito processos em São Paulo por assalto, roubo, sequestro e agressões, incluindo sua participação no assalto à transportadora de valores Prosseguir em Ciudad Del Este, em 2017, onde foram subtraídos US$ 11 milhões.
  2. Márcio Carmo Pimentel, também conhecido como “Ian”, “Yan”, “Branco” ou “Gordo”, é descrito como um dos criminosos mais perigosos do Brasil, atuando na modalidade criminosa do “novo cangaço”, com participação em ataques a bancos, carros-fortes e transportadoras de valores. Ele é conhecido como o “Rei do Cangaço” e possui pelo menos 13 mandados de prisão em aberto em diversos estados.
  3. Sonia Aparecida Rossi, apelidada de “Maria do Pó”, está foragida desde 2006, condenada a 54 anos e 8 meses de prisão por tráfico de drogas. A mais velha da lista, com 62 anos, escapou da Penitenciária Feminina de Sant’Anna, em São Paulo, e permanece fora do alcance das autoridades desde então.
  4. João Aparecido Ferraz Neto, conhecido como “João Cabeludo”, de 65 anos, possui condenações que somam mais de 500 anos de prisão, envolvendo roubos a carros-fortes, tráfico de drogas e crimes contra o patrimônio.
  5. Álvaro Daniel Roberto, também conhecido como “Caipira”, é acusado de liderar um núcleo que enviava cocaína para a Europa, utilizando rotas que partiam do Paraguai, Bolívia e Peru. Após ser preso em 2013, fugiu da prisão em 2014.
  6. Sérgio Luiz de Freitas Filho, apelidado de “Xixi”, atua no Sudeste e no Mercosul, envolvido em tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro, sendo responsável pela logística do transporte de cocaína da Bolívia para o Brasil.
  7. André de Oliveira Macedo, mais conhecido como “André do Rap”, é o criminoso mais procurado da capital paulista e do Brasil. Foragido desde outubro de 2020, foi solto por um habeas corpus, posteriormente cassado pela Suprema Corte.
  8. Leomar de Oliveira Barbosa, apelidado de “Leozinho” ou “Playboy”, foi erroneamente solto do presídio de segurança máxima de Formosa (GO) em 2018, cumprindo pena por tráfico e sendo aliado de Fernandinho Beira-Mar.
  9. Engri Júnior de Almeida Maia, conhecido como “Júnior Trindade”, é apontado como líder de uma facção criminosa em Goiás, com condenações por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, constando na lista da Interpol.
  10. Adalberto Pagliuca Filho, de 69 anos, é acusado de chefiar uma organização criminosa com atuação em Mato Grosso e outros dez estados, tendo sido condenado após sua prisão na Operação Mahyah, da Polícia Federal, em 2011.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________