A ave símbolo da cidade de Natal a partir desta terça-feira (5) é a Lavadeira, cujo nome científico é Fluvicola nengeta. A determinação consta na Lei 7.601, sancionada pelo prefeito Álvaro Costa Dias e publicada hoje no Diário Oficial do Município.
A proposição foi da vereadora Nina Souza (PDT). Na justificativa ela argumentou que “a lavadeira também chamada de “Lavandeira”, “Noivinha” e “Lavandeira de Nossa Senhora” é nordestina de origem (da Bahia ao Maranhão) gosta de águas Lagoas do nosso Potengi e adaptou-se aos espaços urbanos da nossa cidade”.
“Se aproxima sem medo do homem. Ambos espaços abertos, não é pássaro para viver em gaiolas. A lavandeira livra a cidade muitos insetos e alimenta-se também de pequenos frutos”, acrescentou.
Ainda na justificativa, a vereadora recupera uma informação que consubstancia o entendimento do projeto: “Há lendas ligando a lavandeira ao menino Jesus. Conta-se que ela lavava os cueiros do menino quando São José o conduzia do Egito, no jumentinho para fugir dos soldados de Herodes. As lavandeiras levavam os cueiros e traziam limpos ao amanhecer.
Também na justificativa do projeto, a vereadora acrescentou uma outra informação que enriquece ainda mais a propositura: “Também se conta que para livrar a família sagrada dos rastreadores, um bando de lavandeiras pisava sobre os rastros apagando-os. O jumentos guardam até hoje no seu lombo uma faixa escura causada pelo nicho do Menino Jesus”.
Na conclusão, Nina Souza recuperou uma pequena cantiga popular que versava sobre o tema: “Sobre esse tema existem pequenas canções populares como esta: ‘uma lavandeira / um beija-flor / lavavam os paninhos / do nosso Senhor. Lavandeira / lavandeira / nos dias quentes de calor / lava nas águas do riacho / a roupa do nosso Senhor.”.
Ouça abaixo o canto da lavadeira:
A Lavadeira é um pássaro que mede entre 14,5 e 16 centímetros de comprimento e pesa de 14 a 20 gramas. Sua coloração é principalmente branca contrastando com uma estreita faixa transocular preta que termina em uma leve curvatura para baixo logo após a região auricular. A testa, coroa e nuca são brancas.
O manto apresenta coloração clara levemente castanho-acinzentado. As asas apresentam coloração escura com tons castanho-acinzentados mais escuros que o manto. O uropígio e as penas supracaudais são brancas. A cauda é preta e apresenta a porção distal com manchas brancas. A garganta, peito, ventre, crisso e infracaudais são brancos.
O bico é curto, fino e preto. Tarsos e pés são pretos. A íris também é preta. Os jovens da espécie são similares aos adultos e apresentam uma leve comissura labial de coloração amarelo pálido.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias