Uma criança de 2 anos morreu após ser esquecida durante seis horas no interior de uma van escolar, no bairro da Vila Maria, zona norte de São Paulo. A tragédia aconteceu na terça-feita (14). O motorista deixou o veículo de manhã, em um estacionamento, sem perceber que a criança estava no interior. Voltou à tarde, por volta das 16 horas, para pegar a van, e encontrou o bebê desfalecido, pelo forte calor e pela falta de circulação de ar.
O motorista levou a criança para o Hospital Municipal Vereador José Storopolli, onde ela já chegou sem vida. O chefe da segurança do hospital acionou a Polícia Militar. Aos policiais, o motorista disse que estava levando a criança para a escola, mas se esqueceu de desembarcar a vítima, deixando-a trancada na van.
A Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo informou que os policiais militares foram acionados por nota, o próprio motorista levou a vítima ao hospital. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil para o registro do boletim e a adoção das medidas cabíveis.
Esses casos, incluindo esquecimento de filhos por pais em carros, são menos raros do que se imagina e há pesquisas científicas a respeito. O neurocientista norte-americano David Diamond passou a carreira entrevistando dezenas de famílias que passaram por situações assim. A maioria relatou lapsos de memória após mudarem a rotina – serem obrigados a parar de fazer algo em que estavam concentrados ou mudança de trajeto.
PhD em Psicologia, ele atribui o problema a uma disfunção entre as memórias prospectiva (de ação futura) e semântica (de ação recorrente). Somente nos Estados Unidos, a ONG NoHeatstroke relata que 968 crianças morreram desde 1998 depois de terem sido esquecidas em veículos.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias