O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) confirmou nesta quinta-feira (14) que os serviços de restauração na Ponte de Igapó têm prazo estimado de 18 meses. A autarquia federal explicou que o bloqueio iniciado esta semana, no sentido Zona Norte/Centro, deve durar cerca de 12 meses e, em seguida, outros seis meses serão utilizados para a interdição no sentido contrário.
O DNIT, em nota oficial, reiterou que os serviços não têm relação com o incidente ocorrido em março deste ano, quando um artefato foi detonado sob a ponte. A necessidade de restauração das pontes ocorre em função do desgaste natural em decorrência do tempo, bem como dos danos causados por eventos extremos, e sobrecarga de tráfego, dentre outros fatores. Sendo assim, a intervenção permitirá que as referidas estruturas tenham um desempenho próximo a suas condições iniciais de operação.
A autarquia esclarece que as ações de recuperação e reforço estrutural da Ponte de Igapó compreendem o conjunto de atividades a serem desenvolvidas para renovação e manutenção das duas travessias existentes. A reforma tem um investimento total de R$ 20 milhões e integra o Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE).
Os serviços previstos para ambas as pontes compreendem a restauração e reforço de estacas, blocos e pilares, substituição dos aparelhos de apoio, demolição de elementos deteriorados, reforço das vigas, substituição dos drenos e juntas estruturais, recuperação das barreiras, dos refúgios da ponte ferroviária, dos passeios de pedestres e guarda-corpos, além da substituição do revestimento asfáltico.
“Importante esclarecer que as ações para recuperar a Ponte de Igapó estão em andamento desde o dia 1 de setembro de 2021. Na data foi homologada a licitação para contratação dos projetos básico e executivo desta reabilitação. Na ocasião, foram obedecidos todos os trâmites administrativos e legais. De lá para cá, técnicos da autarquia desenvolveram na primeira etapa os projetos de engenharia necessários para dar início à reabilitação completa da travessia”, informou o órgão, em nota.
O DNIT destacou ainda que a reabilitação da Ponte de Igapó por integrar o PROARTE já possui Licença Ambiental regularizada pelo Programa de Rodovias Federais Ambientalmente Sustentáveis (PROFAS), emitida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Execução
As obras iniciaram nesta terça-feira (12), na ponte sentido Igapó-Centro, após a implantação de toda a sinalização necessária para alertar sobre a alteração no tráfego. As equipes do DNIT já estão atuando na execução das escavações e nas inspeções para verificar se há redes de concessionárias de serviços públicos.
Além disso, foi iniciada a demolição das lajes do passeio público. Nos próximos dias será dada continuidade dessas atividades, bem como serão iniciados os trabalhos de adequação e recuperação das barreiras de concreto (New Jersey), demolição dos guarda-corpos e tratamento das juntas de dilatação.
Operação
Com o objetivo de garantir a segurança dos usuários e dos trabalhadores e com base nos estudos realizados preliminarmente, os técnicos do DNIT entenderam que era necessário fazer a interdição das pontes em momentos distintos. Inicialmente o bloqueio total acontece na ponte sentido Igapó/Centro e os trabalhos nesta travessia devem durar cerca de12 meses. Nesse tempo, o tráfego permanecerá desviado para a ponte que faz o sentido oposto, que passa a operar em ambos os sentidos.
Quando concluídos os serviços na primeira ponte, os trabalhos na travessia sentido Centro-Igapó serão iniciados, com o tráfego desviado para a estrutura completamente reabilitada. Neste caso, os trabalhos devem durar seis meses. Serviços específicos e de acordo com a necessidade das obras podem exigir bloqueios totais temporários das duas travessias, mas os usuários os serão oportunamente informados.
Desgaste
A necessidade de restauração das pontes ocorre em função do desgaste natural em decorrência do tempo, bem como dos danos causados por eventos extremos, e sobrecarga de tráfego, dentre outros fatores. Sendo assim, a intervenção permitirá que as referidas estruturas tenham um desempenho próximo a suas condições iniciais de operação.
Por se tratar de uma recuperação de extrema relevância para garantir a segurança dos usuários e por ser em uma OAE sob responsabilidade do DNIT, a autarquia atendeu ao que rege o artigo 95 do Código de Trânsito Brasileiro, que é o de avisar a comunidade por intermédio dos meios de comunicação social, com 48 horas de antecedência, qualquer interdição, indicando os caminhos alternativos.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias