Política

Setembro Amarelo será tema de audiência pública na Câmara de Natal

Neste ano, o tema do Setembro Amarelo é “Se Precisar, Peça Ajuda!” e é um convite a um compromisso global para se refletir sobre o tema sem preconceitos e tabus

por: NOVO Notícias

Publicado 11 de setembro de 2023 às 07:12

Câmara Municipal de Natal

O mês de setembro teve início com mais uma campanha relacionada a diversas ações de valorização da vida, onde o dia 10 marca o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A data foi definida pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) e é endossada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Neste ano, o tema do Setembro Amarelo é “Se Precisar, Peça Ajuda!” e é um convite a um compromisso global para se refletir sobre o tema sem preconceitos e tabus, focando na necessidade de uma ação coletiva para se dar mais visibilidade à saúde mental.

Por causa disso, a Câmara Municipal de Natal realizará, na próxima quinta-feira (14), às 9h30, uma audiência pública, intitulada “Setembro amarelo: precisamos conversar sobre saúde mental”, de propositura do vereador Kleber Fernandes (PSDB). “A questão da saúde mental ainda é um tabu que precisa ser superado. Os dados alarmantes comprovam que, se nada for feito, se não houver uma política de enfrentamento ao problema, poderemos presenciar muitas famílias abaladas emocionalmente. Isso é uma questão social, de saúde e segurança pública “, disse o psdebista.

Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de subir, segundo a OMS. No Brasil, os registros de suicídio se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas tiram a própria vida, por dia. Em Natal, dados recém-divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde informam que houve um crescimento de 32% nos atendimentos a pessoas com transtornos mentais e comportamentais na cidade, desde 2018.

O tema da saúde mental já vem sendo debatido na Casa Legislativa, há algum tempo. No mês passado, um fórum com a participação de especialistas na área da saúde, Secretaria Municipal de Natal, entidades e instituições foi realizado. Além disso, a CMN reativou a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde Mental, com o intuito de fortalecer o debate junto às instituições, criar interlocução e encontrar alternativas para aliviar o problema que assola uma boa parte da população. A Frente contará com Kleber Fernandes como presidente, Dickson Júnior como vice-presidente, como também, os vereadores Camila Araújo e Robson Carvalho como integrantes.

Um Projeto de Lei que institui o “Programa de Suporte Emocional para crianças e adolescentes nas escolas públicas do Município de Natal” foi protocolado na CMN. O objetivo a priorização e garantia do atendimento àquelas crianças e adolescentes com sofrimentos ou transtornos mentais. “Os atendimentos serão prestados em conjunto envolvendo a criança e/ou adolescente, a família, a comunidade, a escola, a rede social e os serviços de saúde por equipe multidisciplinar pertencente aos quadros das secretarias, a exemplo das Secretarias de Educação e Saúde”, disse Kleber Fernandes.

Para o parlamentar, o Legislativo Municipal tem se preocupado com o tema e buscado minimizar os números preocupantes. “Tudo isso faz parte de um cronograma de ações para construir um plano de metas e ações com medidas a curto e longo prazo, de modo a trazer o tema da saúde mental para o centro do debate das políticas públicas de saúde e qualidade de vida da população.”, finalizou.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags