O número representa um acréscimo de 25% em comparação com os dados de 2023, quando 2,2 milhões de passageiros utilizaram o terminal; empresa pretende aumentar voos apresentando potenciais do destino para companhias aéreas
Publicado 19 de fevereiro de 2024 às 19:20
A Zurich Airport Brasil, nova concessionária do Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, localizado em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, assumiu nesta segunda-feira (19) a administração do terminal, que era gerido pela Inframerica desde o início das operações, em 2014, e já chega com uma meta ousada para este primeiro ano no que se refere a quantidade de usuários.
Os novos administradores querem 2,8 milhões de passageiros utilizando o terminal até o mês de dezembro, o que representa um aumento de 25% da movimentação em relação ao ano passado, quando a movimentação foi 2,236 milhões de pessoas. Além disso, atingir o objetivo assumido pela Zurich significaria também o recorde histórico de movimentação aeroportuária do Rio Grande do Norte, que em 2012, ainda no Aeroporto Internacional Augusto Severo, movimentou 2,6 milhões de passageiros.
Já no novo terminal, a maior movimentação foi registrada em 2015, quando passaram 2,584 milhões de passageiros utilizaram o Aeroporto Aluízio Alves. Para alcançar a meta traçada e divulgada neste primeiro de dia operações, o CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse, explica o que será feito nos nestes dez meses seguintes.
“Em 2023 a gente fechou no aeroporto – de Natal – com 2,3 milhões de passageiros. A gente já projeta um 2024 com 2,6, só com o que a gente tem agora, com as conexões que nós temos agora. Conexões em Congonhas que vai ficar durante todo o ano, e novas conexões com o Galeão, que são os hubs das companhias aéreas. A nossa meta é 2,8, então a gente ainda tem 200 mil passageiros, ou seja, dois ou três voos a mais que a gente trabalha com as companhias aéreas para que elas implementem. Nós não temos ainda esse voo porque isso não está fechado, mas a gente trabalha para atingir a nossa meta no final”, destaca Ricardo Gesse.
Em termos de comparação, no ano em que atingiu o maior volume de passageiros (2015), 22.625 mil voos operaram no terminal, enquanto que em 2023, passaram 18.058 voos.
Tobias Markert, CEO da Zurich Airport Latin America, explica que há uma expectativa de investimento para esta ano já definida, mas aposta em novos voos internacionais para no futuro ajudar a alavancar os números do terminal.
“Nós temos um planejamento de investimentos de R$ 15 milhões este ano. Claro que esse terminal é um pouquinho diferente porque já foi construído e eu acho um terminal bom, que foi construído pela Inframerica, mas é preciso melhorias, eu acho que para fazer mais ou igual a nossos terminais em Vitória (ES) e Florianópolis (SC) e para oferecer a mesma qualidade que nós queremos oferecer. Em questão de crescimento, eu acho que nós temos várias possibilidades e eu acredito que mais voos internacionais, com certeza, serão possíveis no futuro”, explica Tobias Markert, que completa: “o nosso foco vai ser a trazer mais voos para Natal. Eu acho que o potencial de Natal é incrível, e, com certeza, vamos tentar fazer a mesma coisa que foi feita em Florianópolis, que cresceu muito nos últimos anos, especialmente em voos internacionais”.
Para conseguir atrair os desejados voos internacionais, a Zurich Airport tem uma aposta que consiste em intensificar a apresentação do destino e seu potencial para as companhias aéreas, especialmente aquelas que ainda não conhecem bem o que Natal tem a oferecer, e o que o terminal pode representar para a malha delas.
“Eu acho que é uma questão para mostrar o ‘business case’ para as companhias aéreas internacionais, que ainda não conhecem tão bem esse destino. Eu acho que, às vezes, esse trabalho é fundamental, que a operadora tem em mostrar como esse aeroporto pode ficar na malha deles e como isso pode aumentar o network deles também”, explica o CEO da Zurich Airport Latin America.
Questionado sobre o que os usuários podem esperar do terminal a partir de agora, ele cita o aeroporto de Florianópolis como um exemplo do que a empresa pretende para o de Natal.
“O que nós queremos trazer para aqui também é a qualidade que nós temos em Floripa. É um pouquinho diferente porque Florianópolis é um aeroporto que é mais perto da cidade do que aqui em Natal. Mas eu acho que, por exemplo, um Silent Airport, um aeroporto silencioso, é muito importante para nós. Isso significa menos anúncios e mais qualidade, só para deixar o passageiro com mais tranquilidade. Mas tem outras coisas também como fila de espera na segurança, a qualidade das lojas e a manutenção e limpeza. Tudo isso que nós queremos trazer, exatamente no mesmo patamar que nós temos em Florianópolis”, projeta Tobias Markert.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias