Ao mesmo tempo que encara o cenário diferente do projeto no início da operação do terminal potiguar, a concessionária prepara investimentos notáveis em outro aeroporto
Publicado 13 de janeiro de 2025 às 17:00
A Zurich Airport Brasil fechou o primeiro ano na gestão do Aeroporto de Natal muito distante de cumprir a meta de aumento do fluxo de passageiros, estabelecida pela concessionária e divulgada no dia 19 de fevereiro de 2024, quando assumiu oficialmente a administração do terminal. Na ocasião, Ricardo Gesse, CEO da Zurich, disse que o objetivo da empresa era 2,8 milhões de passageiros em 2024. Isso representaria um acréscimo de 27,2% em comparação com o resultado do ano anterior, quando 2,2 milhões de pessoas utilizaram o aeroporto.
Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram que 2.114.049 passageiros utilizaram o Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, batizado de Aeroporto de Natal, entre janeiro e novembro de 2024. Embora as informações de dezembro ainda não estejam consolidadas, a diferença para o valor estabelecido como alvo da Zurich mostra que a empresa andou longe de cumprir o que projetou desde o primeiro dia de administração. Contudo, a tendência é que a movimentação do terminal seja superior à de 2023.
A Zurich Airport considera o resultado obtido nesse primeiro ano satisfatório, mesmo não sendo o que se esperava quando assumiu a operação do equipamento.
“Ficamos muito satisfeitos em entregar aos milhares de passageiros que utilizam nosso terminal uma experiência cada vez melhor. Os resultados dos importantes investimentos feitos até agora no Natal Airport são percebidos pelos passageiros e reafirmam nosso compromisso em oferecer a cada visitante um novo patamar de qualidade”, diz a Zurich Airport Brasil, em resposta ao NOVO.
Ao mesmo tempo em que encara essa realidade em Natal, a Zurich Airport prepara investimentos notáveis em outra praça aeroportuária. A empresa projeta um verdadeiro “shopping a céu aberto” no Aeroporto de Vitória, no estado do Espírito Santo. A ideia também se estende para o Aeroporto de Florianópolis, que já tem projetos consolidados, e faz parte do que a Zurich chama de Master Plan, construído após estudos de viabilidade, análises e consultorias.
Ricardo Gesse disse, em uma entrevista para a coluna Mundo Business, do portal Folha Vitória, que o plano foi desenvolvido pensando em um espaço com “áreas predefinidas para receber projetos de varejo e de logística”, o que explica o chamativo “shopping a céu aberto”.
A ideia já é realidade na capital de Santa Catarina, onde a Zurich dotou o Aeroporto de Florianópolis com o que Gesse chama de “centro de serviços da cidade”. Enquanto isso, a concessionária esclarece que em Natal os investimentos estão concentrados na melhoria da infraestrutura e experiência do passageiro, e que esse período também foi vivenciado nas outras praças onde a empresa atua há mais tempo.
“Em menos de um ano, os investimentos já ultrapassam R$ 25 milhões, abrangendo áreas como sustentabilidade, manutenção, limpeza, acessibilidade e tecnologia. Nos casos de Florianópolis e Vitória, cuja concessão pela Zurich Airport Brasil ocorreu há mais tempo, os primeiros anos também foram dedicados a processos de manutenção. Atualmente, esses aeroportos estão em um estágio mais avançado, com foco na expansão comercial, na realização de eventos e na ampliação da malha aérea”, explica a administração da Zurich Airport Brasil.
A companhia ainda projeta em Natal um momento semelhante ao que vivem hoje os terminais no Espírito Santo e em Santa Catarina.
“O Aeroporto de Natal, por sua vez, ainda está nos primeiros meses de um contrato de concessão de 30 anos. Com base nas experiências de Florianópolis e Vitória, é possível esperar que, após a fase inicial de ajustes, o terminal potiguar também seja integrado a planos mais ambiciosos de desenvolvimento e expansão”, destaca.
A gestão da Zurich tem sido boa para os terminais do Sul e Sudeste, e isso se prova com os investimentos já feitos e os anunciados. Contudo, a população de Natal espera que a concessionária trate o terminal local com a mesma visão estratégica. Por aqui, o cenário ainda é de incertezas. Apesar de o BNDES ter garantido, em dezembro, a liberação de um apoio financeiro que chega a R$ 260 milhões para a Zurich, fruto de articulações que incluíram a visita do presidente do banco, Aloysio Mercadante, ao Rio Grande do Norte, as informações sobre como esses recursos serão aplicados ainda são tímidas. Em resposta ao NOVO, a empresa lista algumas ações programadas, mas repete o que já havia sido anunciado, informando que o aporte será utilizado na manutenção e modernização da infraestrutura do Aeroporto Internacional de Natal.
“Entre as ações previstas estão a reestruturação completa do sistema de ar-condicionado e climatização, a instalação de bases autossustentáveis que permitem que a parte elétrica e o ar-condicionado das aeronaves em solo funcionem exclusivamente com energia renovável gerada pelo aeroporto, criação da sala multissensorial para atender pessoas neurodivergentes, reestruturação de wayfinding do terminal de passageiros, além de ações voltadas ao terminal de cargas”, destaca.
Dos planos listados, alguns não são novidades, pois já foram divulgados pela própria Zurich em outros momentos, como a instalação de bases sustentáveis e a melhoria do sistema de ar-condicionado, anunciadas por Ricardo Gesse em junho de 2024, quando a empresa celebrava 100 dias de gestão em Natal.
No entanto, a expectativa é que esse aporte possa dotar o Aeroporto de Natal com maior capacidade para que os resultados passem a ser positivos e as metas, por mais ousadas que sejam, possam ser alcançadas. Investimentos no aeroporto são essenciais para tornar Natal mais competitiva no cenário nacional e internacional. Novas rotas aéreas, melhorias na experiência do usuário e uma infraestrutura moderna poderiam alavancar o turismo e a economia local. A Zurich já demonstrou capacidade de transformar aeroportos em centros de excelência, como em Florianópolis e, mais recentemente, em Vitória.
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