Filosofia de vida surgida na índia há mais de 5 mil anos, a Yoga tornou-se uma prática capaz de trazer relaxamento e tonicidade ao corpo e positividade à mente, além de melhorar a memória, concentração, criatividade, disposição física e o nível de energia vital.
Importante aliada durante a pandemia, tem ganhado cada vez mais adeptos, ensinando sobre viver no momento presente e ajudando a lidar com a ansiedade e incertezas do isolamento social fruto de uma crise sanitária que atinge o mundo todo.
Sua popularidade chegou inclusive às academias, com a proposta de complementar outras modalidades, como musculação e atividades aeróbicas. É o caso da Pulse, que oferece o programa Pulse Zen e conta também com Pilates e alongamento. “É a valorização do cuidado e atenção com o corpo em vários aspectos”, explica o professor de Yoga Lucas Macedo.
Para ele, em um período de isolamento social, a Yoga ajuda a lidar com o medo e outras emoções. “Na pandemia, surgem muitas dúvidas e questionamentos”, diz. “Parar e olhar para si mesmo vai diminuir a criação de futuros destrutivos”, explica Lucas, que é profissional de Educação Física.
“Claro que o medo de ficar doente, por exemplo, existe, mas pensar nisso 24h por dia deixa o corpo em constante estado de alerta desnecessariamente”, ressalta o professor. “A ansiedade pode ser prejudicial à saúde e até diminuir a imunidade”.
Lucas destaca, ainda, que a prática da Yoga tem como objetivo principal o trabalho do autoconhecimento, o olhar para dentro, para as emoções e sentimentos através da observação do corpo, da respiração, do movimento. “Muitos dos nossos problemas vêm da desconexão do sentir, fazer e pensar”, afirma.
“A Yoga não salva a humanidade do dia para a noite, mas é uma caminhada”, acrescenta Lucas. “Acredito que, com a autoconsciência mais elevada, passamos a ver os problemas como eles realmente são, sem criar monstros ou desafios homéricos para as dificuldades naturais da vida”.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias