Plataforma foi bloqueada no Brasil no dia 30 de agosto por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF

Brasil

Internet X voltou a funcionar no Brasil? Usuários relatam retorno de aplicativo

Plataforma X/Twitter está bloqueada no Brasil desde o dia 30 de agosto por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF

por: NOVO Notícia

Publicado 18 de setembro de 2024 às 10:35

Parte dos usuários do X, antiga rede social Twitter, relatou que a plataforma voltou a funcionar nesta quarta-feira (18). A rede está bloqueada no Brasil desde 30 de agosto, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão impôs uma multa diária de R$ 50 mil em caso de descumprimento, inclusive pelo uso de redes privadas, como ferramentas de VPN.

Com os relatos de acesso à rede social, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) afirmou que está verificando os casos e que, até o momento, não houve qualquer mudança na decisão que suspendeu o uso do X no país. Usuários relatam que a plataforma está disponível principalmente por meio de redes wi-fi e que há lentidão no carregamento de postagens, especialmente de mídia.

O retorno do X se tornou o assunto mais comentado na própria rede social

Contudo, de acordo com o Supremo Tribunal Federal (STF), a liberação se deu por alguma “instabilidade no bloqueio da plataforma”. A Corte informou que ainda checa informações sobre postagens feitas por alguns internautas.

O retorno do X se tornou o assunto mais comentado na própria rede social. “O Twitter voltou”, usando o antigo nome da plataforma, lidera os trending topics, seguido por Bluesky, outra rede social que ganhou popularidade no Brasil durante o bloqueio do X. Outros termos como “voltamos”, “Elon Musk”, “Alexandre de Moraes” e “oi Twitter” também aparecem entre os mais comentados.

A determinação de suspensão da rede social no Brasil ocorreu após uma série de decisões judiciais envolvendo o uso da plataforma. Até o momento, não há qualquer confirmação oficial de que a rede social tenha sido liberada novamente para uso no país, e a Anatel segue analisando os relatos de retorno.

Tags