A Voltalia anunciou uma nova operação de M&A com o conglomerado japonês TODA. Depois de uma frutífera parceria que resultou na construção de um projeto eólico de 28 megawatts há três anos, a empresa agora será responsável pela construção, manutenção e operação de uma planta de 90 megawatts. Os dois projetos ficam no cluster de Serra Branca, no Rio Grande do Norte.
Denominado Casqueira, o empreendimento incluirá 15 aerogeradores fornecidos pela Nordex Acciona. A construção será supervisionada pela Voltalia e está prevista para começar no primeiro semestre de 2024, com conclusão estimada para primeiro trimestre de 2025. O projeto se beneficiará da infraestrutura de interconexão ao Sistema Interligado Nacional (SIN) já desenvolvida e construída pela Voltalia, que é compartilhada por todo o cluster de Serra Branca.
Localizado no Rio Grande do Norte, Serra Branca é o maior cluster eólico e solar da Voltalia no mundo. Há mais de 10 anos presente na região, a empresa desenvolveu uma conexão à rede de 2,4 gigawatts e 500 kVA para 1,8 gigawatts de usinas eólicas e solares em operação, dos quais 1 gigawatt pertence ou é de propriedade majoritária da Voltalia e 0,8 gigawatt que a Voltalia vendeu para parceiros.
A TODA possui atualmente um parque eólico já em operação de 28 megawatts no cluster. Este projeto foi desenvolvido e construído pela Voltalia em 2020. Além disso, atualmente, a empresa presta serviços de operação e manutenção para o grupo japonês.Trata-se do mesmo modelo de negócios adotado na nova operação, no qual a Voltalia desenvolve e constrói a planta e depois fica responsável pela operação e manutenção, como em um condomínio.
Sébastien Clerc, CEO da Voltalia, comenta: “Estamos muito orgulhosos de apoiar novamente o nosso parceiro de longo prazo, TODA. Nossas equipes estão totalmente mobilizadas para fazer desta nova cooperação outro sucesso comum.”
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias