Cotidiano

Verão e ondas de calor trazem mais riscos para situações de cálculo renal

Especialista alerta que os períodos mais quentes do ano registram um aumento de 30% dos casos

por: NOVO Notícias

Publicado 10 de janeiro de 2024 às 13:50

No período mais quente do ano, hidratação precisa ser reforçada – Foto: Freepik

 

No verão, é comum as pessoas terem cuidados extras com a pele, pela maior incidência de raios solares. Mas a estação traz também outros riscos de saúde que exigem atenção. Embora não seja tão comentado como os problemas decorrentes da exposição ao sol, o calor mais forte acaba também aumentando os riscos de cálculo renal, em decorrência da desidratação das pessoas, crescente no período. Ainda mais com as ondas de calor que têm sido registradas. O alerta é do urologista Maryo Kempes.

Segundo o médico, o problema é recorrente na atual estação, ainda mais em locais como Natal, com suas praias e outras atrações convidativas. “Normalmente, os períodos mais quentes do ano registram um aumento de 30% dos casos de cálculos renais. Então, as pessoas precisam estar ainda mais atentas, fazendo constante hidratação e não descuidando da alimentação, sobretudo fugir dos itens gordurosos”, recomenda Maryo Kempes, indicando uma dieta com verduras, legumes, frutas e saladas.

Ele alerta que é bastante comum nesta época de veraneio as pessoas ingerirem comidas ricas em gorduras e também frutos do mar, que contêm doses altas de ácido úrico, agente provocador das chamadas pedras nos rins. Há sintomas que podem indicar o problema, sendo a coloração da urina o mais fácil de identificar. “É preciso observar se a urina tem aspecto mais transparente. A aparência mais amarelada e escura é indicativa de que o corpo precisa de mais líquidos para ficar bem hidratado e minimizar o risco de cálculo renais”, aponta o urologista.

Embora a maioria das pessoas consiga expelir as pedras naturalmente, pela urina, cerca de 15% da população acaba sofrendo com o problema. Nos casos mais agudos, o indicado mesmo é procurar assistência médica.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags