Economia

Vagas temporárias de emprego devem crescer 25% na região Nordeste

Expectativa do mercado é de que haja cerca de 1.500 contratos a mais neste ano, entre os meses de agosto a dezembro, do que o número do mesmo período em 2020

por: NOVO Notícias

Publicado 30 de agosto de 2021 às 15:02

Avanço da vacinação tem favorecido a retomada econômica – Foto: Rogério Vital/NOVO Notícias

 

Com o avanço da vacinação e a retomada econômica, o Rio Grande do Norte vive a expectativa de aumento de contratações temporárias a partir deste mês.

De acordo com a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), há uma previsão de criação de 630 mil vagas temporárias no próximo trimestre em todo o país. O avanço no número de admissões deverá ser de 25% até o final do ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, na região Nordeste. O percentual representa cerca de 1.500 novas vagas.

A modalidade, regulamentada por lei, foi responsável por 252 admissões no Rio Grande do Norte até junho deste ano, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Em 2020, 691 pessoas foram contratadas no estado para exercer algum tipo de atividade temporária. Do total, 45% das vagas foram abertas a partir de agosto, o que totaliza 310 admissões.

Até o início deste mês, o Sistema Nacional de Emprego (Sine), utilizado pelas Agências do Trabalho, havia contabilizado a oferta de 17 vagas temporárias.

“Observando os dados do Caged, nós ficamos bastante animados. Principalmente, porque os indicadores no final do ano passado foram positivos. Apesar da pandemia, terminamos o ano com o saldo positivo devido a essas vagas. E em 2021, estamos estável, sempre encerrando os meses com saldo positivo de novas vagas de trabalho”, afirmou a subsecretária do Trabalho e Renda, da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Josiane Bezerra.

O diretor regional da Asserttem, Cristian Giuriato, afirma que o período atual marca o início da demanda por esse tipo de vaga. No RN, o setor de serviços e a indústria costumam ser os mais aquecidos.

“Na medida em que a vacinação está avançando e que atividades que estavam paradas estão voltando, a economia também está voltando. A demanda do varejo, a partir de agora, dura até o final de dezembro. Com isso, a contratação temporária é a forma mais flexível de contratar, por enquanto, que a economia ainda não dá uma estabilizada”, disse o diretor.

Calendário potiguar

Segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Natal (CDL) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio/RN), a dinâmica das vagas temporárias, de agosto a dezembro, acontecem da seguinte forma:

  • Agosto e setembro: seleção de currículos;
  • Outubro: contratações temporárias para o Dia das Crianças;
  • Novembro: contratações temporárias para a Black Friday;
  • Dezembro: contratações temporárias para as festividades de fim de ano
Tags