Instituições de ensino na capital potiguar debatem o uso da nova ferramenta de inteligência artificial em sala aula. O NOVO Notícias conversou nesta última semana com escolas de Natal para debater o uso do ChatGPT, ferramenta capaz de criar textos longos em segundos. A discussão nas instituições de ensino ainda estão começando, mas os gestores já estão atentos para as mudanças que esse tipo de inteligência artificial pode trazer para a sala de aula.
O uso do ChatGPT nas escolas tem sido uma tendência crescente nas últimas semanas. O sistema é um modelo de linguagem desenvolvido pela empresa OpenAI, que utiliza algoritmos de inteligência artificial para fornecer respostas precisas e personalizadas para perguntas e consultas.
Com o uso da ferramenta, os professores podem fornecer aos alunos uma maneira rápida e fácil de acessar informações sobre diversos tópicos. Além disso, os alunos também podem usar a inteligência artificial para tirar dúvidas específicas em tempo real.
A pedagoga Corina de Sá, coordenadora pedagógica da 1ª e 2ª série do Ensino Médio do Colégio Marista de Natal, afirmou que uma das muitas aplicações da inteligência artificial na educação se destina a melhorar e aprimorar os processos de ensino.
“Considerando que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) preconiza a criação e utilização das tecnologias de comunicação e informação nos ambientes de aprendizagem, nós, enquanto instituição de ensino, somos responsáveis pelo uso consciente e estratégico das diversas ferramentas tecnológicas que trazem inovação e dinamismo aos processos de ensino e aprendizagem. Dessa forma, estimulamos, de modo apropriado, a cultura digital”, disse Corina.
A profissional ressalta que a instituição de ensino já possui ferramentas com Inteligência Artificial como a Plataforma “Minha Escolha”, voltada para a orientação e direcionamento da escolha do curso e carreira profissional, e a “Evored”, ferramenta voltada para análise das competências e habilidades exigidas na redação.
No entanto, o uso do ChatGPT nas escolas também pode apresentar alguns desafios. Por exemplo, os alunos podem se tornar excessivamente dependentes da nova tecnologia para obter informações e com isso não desenvolver habilidades de pesquisa independentes. Além disso, o ChatGPT pode não fornecer informações precisas e atualizadas em todos os casos. Para Corina, um dos principais desafios com o uso da ferramenta no cotidiano das atividades escolares será o plágio e a forma de avaliação dos alunos.
“O mau uso dela pode desfavorecer o processo de aprendizagem dos estudantes, uma vez que estes podem “copiar e colar” respostas da plataforma, bem como, impactar negativamente a construção do pensamento crítico, reflexivo e científico”, ressaltou a Coordenadora.
Para garantir que o sistema de inteligência artificial seja usado de maneira eficaz nas escolas, é importante que os professores o incorporem em suas atividades de ensino de forma equilibrada e cuidadosa.
Para o professor de língua portuguesa do Colégio Salesiano, Thiago Sabino, as equipes pedagógicas das instituições de ensino devem orientar os alunos a usar o ChatGPT como uma ferramenta de apoio à aprendizagem e incentivar os alunos a desenvolver habilidades de pesquisa independentes.
“Na educação, é uma ótima ferramenta de auxílio para professores, fornecendo facilidades na burocracia do ensino e até ideias para aulas inovadoras. Porém, pode ser um perigo se não bem utilizada, pois todo conteúdo produzido pela IA precisa passar por uma triagem prévia já que não há certeza das informações fornecidas pela plataforma”, destacou Thiago.
Outra questão apontada pelo professor em relação ao uso de novas tecnologias nas escolas, como o ChatGPT, é a importância de os professores também usarem de forma equilibrada e cuidadosa, para garantir que os alunos não se tornem excessivamente dependentes da ferramenta.
“Já para o aluno, a complicação é maior, pois precisa haver uma conscientização dele quanto ao uso ético e responsável da plataforma. Por exemplo, uma redação pode ser totalmente escrita em questão de segundos e, com poucos ajustes, passar por uma redação realizada por um ser humano. Além disso, qualquer pesquisa pode ser realizada em pouco tempo, melhorando muito a velha prática do copia e cola da Wikipédia. A escola está enfatizando o uso responsável e ético. Depois desse passo, iremos produzir trabalhos diversos com a plataforma, como produção de livros-jogos e outras práticas”, reforçou o professor Thiago Sabino.
No Colégio Facex, o ChatGPT ainda está sendo analisado pela escola. Os gestores da instituição participaram de palestras sobre o tema e ainda pretendem debater a utilização. Com relação ao processo de utilização da Inteligência Artificial, a escola promove trabalhos no seu laboratório, o Maker.
“Usamos o nosso laboratório Maker com os alunos da educação básica. O objetivo é criar projetos interdisciplinares com Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Neste projeto, usamos tecnologias e ferramentas de apoio como os kits da Lego Education, placas com tecnologia Arduino, motores elétricos, e linguagem de programação de computadores. O projeto funciona no Ensino Fundamental e serve de base preparatória para o Novo Ensino Médio, quando o aluno poderá fazer suas escolhas. Vamos oferecer trilhas na área de tecnologia”, destaca Wesley Pimenta, diretor da escola.
No âmbito acadêmico, o assunto também vem sendo abordado pelas instituições de ensino. De acordo com Celly Frank, pró-reitor do Unifacex, o uso de novas tecnologias é importante e bem-vindo. Ele destaca que a Unifacex está sempre de olho nas principais novidades do mundo acadêmico e que as novas tecnologias podem ser grandes parceiras da educação de nível superior.
De acordo com o pró-reitor, a instituição está estudando ferramentas que possam ajudar tanto alunos quanto professores e acredita que poderá apresentar boas novidades em breve. No entanto, ele ressaltou que não adianta realizar a implementação sem um estudo de viabilidade.
A implementação de novas tecnologias na educação é uma tendência que vem ganhando força nos últimos anos. O uso de ferramentas digitais pode trazer diversos benefícios para o processo de ensino-aprendizagem, como a melhoria na qualidade do ensino, a maior interação entre alunos e professores e a ampliação do acesso ao conhecimento.
“Acreditamos que a Inteligência Artificial é uma realidade e muito em breve deve fazer parte da vida de todos. Já o ChatGPT vai ser importante para implementação de novas tecnologias. Os alunos poderão interagir com o chat, fazer perguntas por lá. Ou seja. Trazendo visões diferentes para debater em sala. Acreditamos que seja mais uma fonte de informações, de pesquisa, de fontes para gerar o debate em sala de aula”, finaliza.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias