Um Oscar para ficar na história; festa acontece no domingo

Cerimônia de premiação acontece neste domingo (25) nos EUA. Mank é o campeão de indicações e duas mulheres concorrem à estatueta na categoria Melhor Direção

por: NOVO Notícias

Publicado 24 de abril de 2021 às 08:02

Nomadland é um dos destaques – Foto: Reprodução

Quem diria que em um ano tão difícil para o mundo e para o cinema, a sétima arte teria tanto fôlego para sobreviver com obras tão bem acabadas e importantes como as que estão concorrendo ao Oscar 2021. Este ano, a festa está cheia de representatividade e com películas que estrearam diretamente no streaming.

Na categoria principal, dois filmes abordam a luta pelos direitos civis nos Estados Unidos na década de 1970, como o combate ao racismo (Judas e o Messias Negro) e as ações contra a ida de americanos ao Vietnam (Os 7 de Chicago). O filme Som do Silêncio, por sua vez, coloca um músico que perde a audição e vai atrás de um novo sentido na vida, é interpretado pelo Riz Ahmed, o primeiro muçulmano a ser indicado a melhor ator.

A representatividade ampliou o ar globalizado da cerimônia. Isso é escancarado com a indicação de outro ator não- -americano. Steve Yeun, de Minari, que também entra na lista de melhor filme, é asiático e entrega um pai de família que tenta uma vida nova em terras ianques. Mas os maiores destaques da noite estão em quatro filmes totalmente diferentes um do outro. E são destaques por razões muito específicas. Meu Pai traz o ator Anthony Hopkins vivendo um senhor de idade e alzheimer avançados.

Mank é uma homenagem ao cinema revolucionário de Orson Welles e o processo criativodo roteirista Herman J. Mankiewicz para o filme Cidadão Kane (1940). É o que tem mais indicações, 10 no total. As surpresas mais agradáveis estão nos dois próximos da lista. Bela Vingança. Estrelado pela fabulosa Carey Mulligan, este filme com cinco indicações. No entanto, o favorito da noite talvez seja Nomadland. Tem a ferocidade da Frances Macdormand, que vive uma mulher, que como milhares de outros americanos, escolheram ser nômades na terra das oportunidades. O filme é dirigido pela chinesa Chloé Zhao, que também assina o roteiro.

Curiosidades

É a primeira que duas mulheres são indicadas ao prêmio de melhor direção. Mank foi o filme mais lembrado, com dez indicações. Seis filmes receberam seis indicações cada: Minari, Nomadland, Meu Pai, Judas e o Messias Negro, “Os 7 de Chicago” e “O som do Silêncio”. Chadwick Boseman (1976-2020) recebeu indicação póstuma para a categoria de Melhor ator – apenas Peter Finch (1916-1977) ganhou, em 1977, por “Rede de intrigas”.

Veja a lista dos indicados nas principais categorias:

MELHOR FILME
Meu Pai;
Judas e o Messias Negro;
Mank;
Minari;
Nomadland;
Bela Vingança;
O Som do Silêncio;
Os 7 de Chicago.

MELHOR ATRIZ
Viola Davis ― A Voz Suprema do Blues;
Andra Day ― Estados Unidos Vs. Billie Holiday;
Vanessa Kirby ― Pieces of a Woman;
Frances McDormand ― Nomadland;
Carey Mulligan ― Bela Vingança.

MELHOR ATOR
Riz Ahmed ― O Som do Silêncio;
Chadwick Boseman ― A Voz Suprema do Blues;
Anthony Hopkins ― Meu Pai;
Gary Oldman ― Mank;
Steve Yeun ― Minari.

MELHOR DIREÇÃO
Thomas Vinterberg ― Druk – Mais uma rodada;
David Fincher ― Mank;
Lee Isaac Chung ― Minari;
Chloé Zhao ― Nomadland;
Emerald Fennell ― Bela Vingança.

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Maria Bakalova ― Borat 2;
Glenn Close ― Era Uma Vez um Sonho;
Olivia Colman ― Meu Pai;
Amanda Seyfried ― Mank;
Yuh-Jung Youn ― Minari.

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Sacha Baron Cohen ― Os 7 de Chicago;
Daniel Kaluuya ― Judas e o Messias Negro;
Leslie Odom Jr. ― Uma Noite em Miami;
Paul Raci ― O som do Silêncio;
Lakeith Stanfield ― Judas e o Messias negro.

Tags