Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol) - Foto: Huol-UFRN/Ebserh
Na tarde desta quinta-feira (12), foi assinado o acordo de cooperação entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e a Empresa Brasileira de Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal que gerencia o Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN). O documento firma a regularização e a divisão de áreas entre o Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRN e o Huol-UFRN. Com isso, será possível realizar a expansão do Hospital com a construção de novas Unidades de Terapia Intensiva (30 adultas e 10 pediátricas), 11 salas cirúrgicas (oito gerais e três ambulatoriais), uma nova Central de Material Esterilizado, além de 30 novos leitos de internação, obras com investimentos do novo Plano de Aceleramento do Crescimento (PAC-3), no valor de R$ 40 milhões.
Conforme destacou a superintendente do HUOL-UFRN, Eliane Pereira, a assinatura do termo de cooperação foi “um passo importante para a regularização do terreno para a construção da obra do PAC-3 e mostra um esforço conjunto da equipe do Hospital, da Ebserh e da Semurb na busca de resoluções que vão beneficiar a população”. Presente na ocasião, o reitor da UFRN, José Daniel Diniz, também reforçou que este foi um momento importante pois se trata de “um projeto muito importante de expansão do Hospital Universitário”.
Para o secretário da Semurb, Thiago Mesquita, esta assinatura contribuiu para o fortalecimento da saúde pública tanto municipal quanto estadual. “Nós tivemos o prazer de assinar com a UFRN e Ebserh esse acordo que torna possível o projeto de ampliação e de melhorias do Huol-UFRN, um Hospital importantíssimo e que demonstra, através da sua existência, a aplicação da ciência em benefício da sociedade”.
Como o edifício do Hospital possui 115 anos, explicou o gerente Administrativo, Rodrigo Briozo, as melhorias também irão envolver as questões ligadas às instalações, à acessibilidade, à área verde, combate a incêndio e ao estacionamento. Essas obras “atenderão as demandas de assistência para a sociedade potiguar, assim como ampliarão e qualificarão o campo de prática para os cursos da saúde que utilizam o Huol-UFRN para esta finalidade”, acrescentou Rodrigo. Segundo ele, a previsão é que as obras iniciem no último trimestre de 2025.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias