Cotidiano

UFRN disponibiliza sala de acolhimento para pessoas em situação de violência

Além de acolher, a sala também será um espaço de referência para o registro de situações de assédio sexual e moral, violências de gênero e discriminação

por: NOVO Notícias

Publicado 5 de setembro de 2023 às 08:25

Foto: Williane Silva

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) conta agora com o Espaço Acolher, localizado na Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (DDP), criado com o objetivo de oferecer um local de referência para acolhimento às pessoas em situação de violência, bem como para registro e os devidos encaminhamentos.

De acordo com a coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) de Assédio Sexual, Julliana Paiva, o principal objetivo do Espaço é promover acolhimento, por meio de uma escuta ativa e qualificada, para melhor atender à pessoa em situação de violência, como forma de enfrentar o assédio e a discriminação na comunidade universitária. “Além disso, os dados estatísticos levantados subsidiarão iniciativas estratégicas que visam fortalecer a Política de Enfrentamento às Violências e à Discriminação na UFRN”, explicou a psicóloga.

O reitor José Daniel Diniz Melo destacou a preocupação da Universidade com a temática, reafirmando que o Espaço Acolher significa, também, a reafirmação da posição institucional da UFRN, “de zelar por uma comunidade com mais respeito, equidade de gênero, diversidade e inclusão”.

As coordenadoras do Diretório Central do Estudantes (DCE), Letícia Nunes e Stephany Kovalski, definiram o momento como de leveza e profundidade, visto que o local representa um acolhimento à fala de pessoas em situação de violência. As estudantes reafirmaram o compromisso de continuar colaborando para que a UFRN seja “espaço seguro para que a gente possa se formar e contribuir com a sociedade”.

A coordenadora-geral do Sindicato dos Técnico-Administrativos, Maria Aparecida Dantas, ressaltou a relevância da criação do Espaço Acolher como um lugar de referência e aconchego para quem está precisando de apoio. Já a vice-presidenta do Sindicato dos Docentes (Adurn-Sindicato), Isaura Brandão, definiu a inauguração como “um momento ímpar” na UFRN. A professora elogiou a Reitoria pela iniciativa de tornar prioridade uma temática, ainda, tão delicada na sociedade.

Além de acolher, a sala também será um espaço de referência para o registro de situações de assédio sexual e moral, violências de gênero e discriminação (LGBTQPIA+fobia, racismo, capacitismo, etarismo, gordofobia, etc). Para ter acesso ao serviço, a comunidade universitária pode se dirigir ao local para atendimento presencial, ou entrar em contato pelo e-mail espacoacolher@progesp.ufrn.br, pelo telefone 84 99193 6014, ou ainda por formulário.

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags