A Escola de Extensão da Uern e o Grupo Baobá vão realizar o II Oficinão, oferecendo aulas gratuitas de teatro para crianças, jovens e adultos. As oficinas são voltadas para iniciantes e participantes de nível intermediário.
As inscrições estão abertas de 1 a 4 de outubro, e as aulas começam a partir de 7 de outubro no Complexo Cultural da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), em Natal. Interessados podem se inscrever por meio de um formulário online, disponível no perfil do grupo no Instagram: @gtbaoba.
O Oficinão será dividido em turmas de acordo com faixas etárias e níveis de experiência. A Turma Infantil, para crianças de 8 a 11 anos, trabalhará o desenvolvimento da expressividade por meio de jogos lúdicos e teatrais. As turmas Juvenil, para adolescentes de 12 a 15 anos, Adulto, para pessoas a partir de 16 anos, e Maturidade, para aqueles com mais de 45 anos, terão uma abordagem mais aprofundada, incluindo jogos teatrais, improvisação e construção de cenas, culminando na encenação de um espetáculo.
As aulas ocorrerão em dias e horários pré-estabelecidos: Teatro Infantil às segundas-feiras, das 17h às 18h30; Teatro Juvenil às sextas-feiras, das 18h às 19h30; Teatro Adulto às quartas-feiras, das 19h30 às 21h; e Teatro Maturidade às quartas-feiras, das 18h às 19h30.
O projeto oferece 100 vagas, sendo 20 para o Teatro Infantil, 30 para o Teatro Juvenil, 30 para o Teatro Adulto e 20 para o Teatro Maturidade. A participação é gratuita e não há necessidade de experiência prévia para as turmas infantil e juvenil. Já para as turmas de adultos e maturidade, é exigida alguma experiência anterior em teatro, como cursos, oficinas ou participação em peças teatrais. Alunos matriculados no semestre 2024.2 da EdUCA Uern terão prioridade nas turmas juvenil, adulto e maturidade.
Além de formar novos artistas, o Oficinão busca promover o teatro como uma ferramenta de inclusão social, especialmente nas periferias de Natal. O projeto oferece uma oportunidade para crianças e adultos desenvolverem suas capacidades criativas e aprimorarem suas habilidades de comunicação por meio das artes cênicas.
“O Oficinão reafirma nosso compromisso com a democratização do fazer teatral, oferecendo oportunidades para todas as idades. Além disso, é uma forma de retorno social para a comunidade local, que sempre nos apoia e participa de nossas atividades. Estamos muito animados com mais um ano desse projeto, que na primeira edição foi a porta de entrada para alguns dos atuais integrantes do grupo”, ressaltou Denilson David, coordenador do Grupo de Teatro Baobá.
“O Oficinão foi essencial para a minha jornada no teatro. Foi através desse projeto que fui selecionado para integrar o grupo, e ele abriu as portas para que eu pudesse reafirmar a minha paixão pelas artes cênicas. O Oficinão transforma vidas e fortalece a relação entre o grupo e a comunidade, permitindo o surgimento de novos talentos”, destacou Uriel Diogo, um dos selecionados na primeira edição do projeto, para integrar o Baobá.
“O Oficinão é mais uma oportunidade em formação artística que proporciona à comunidade o direito à cidadania cultural. O Grupo Baobá tem protagonizado diversas iniciativas que demonstram o quanto a arte faz florescer, ao mesmo tempo que finca raízes profundas no solo fértil da relacão com a comunidade. Com o Oficinão teremos muitos e novos frutos envolvendo públicos de diferentes idades”, acrescentou Irene van den Berg, diretora da EdUCA.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias