Dados do Sistema de Inteligência Turística do Rio Grande do Norte (Sírio) apontam ainda que quase 30% dos turistas que vieram a Natal neste ano não visitaram Ponta Negra; em 10 anos foram perdidos 1.200 leitos
Publicado 24 de julho de 2023 às 16:00
O bairro de Ponta Negra, região de maior movimentação de turistas de Natal, está sofrendo há anos com a diminuição da atividade do setor. Só na região da Via Costeira foram perdidos em torno de 1.200 leitos nos últimos dez anos. A informação é do presidente da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis no Rio Grande do Norte (ABIH-RN), Abdon Gosson.
Ele cita o Hotel Pirâmide, o Parque da Costeira e o Hotel Porto Atlântico como alguns exemplos de empreendimentos turísticos que foram fechados na região na última década, e chama a atenção para a falta de investimentos em Ponta Negra.
“Quantos hotéis na Beira Mar foram construídos em Ponta Negra? Nos últimos 15 anos, absolutamente nenhum. Os poucos hotéis que surgiram lá foram prédios construídos para serem vendidos como apartamentos e, devido à recessão econômica, foram transformados em pousadas para evitar o abandono. Portanto, atualmente não encontramos nenhum investidor interessado em investir na região”, alerta Abdon Gosson.
O empresário aponta que existem cerca de dez hotéis colocados à venda atualmente em Ponta Negra. A partir desse cenário, ele faz uma interpretação da situação do turismo no local.
“O bairro, o destino, o local Ponta Negra está em decadência. Ou seja, precisa ser revitalizado. Fazer engorda, ajeitar calçadão, colocar policiamento, melhorar iluminação. Enfim, uma série de ações para reestruturar. Se continuar como está, Ponta Negra será a Ribeira de amanhã, completamente abandonada e sem utilidade nenhuma”, declara Gosson, que lembra ainda o turista está permanecendo menos tempo em Ponta Negra. “Hoje, a permanência dos turistas em Natal está diminuindo, pois a cidade está se tornando apenas um lugar para dormir. Antigamente, o turista ficava no mínimo cinco a sete dias aqui, mas agora ele fica em média quatro dias, pois ele visita outras cidades e praias”, diz.
Se levarmos em consideração a diminuição do número de leitos dos últimos dez anos (1.200), e multiplicarmos pelo valor do gasto médio diário de turistas em Natal, que é de R$ 267,48 de acordo com o Sistema de Inteligência Turística do Rio Grande do Norte (Sírio), chegamos ao valor de mais de R$ 320 mil que deixa de circular por dia na capital potiguar.
De acordo com dados do Sírio, da Secretaria Estadual de Turismo do RN, em pesquisas realizadas durante o primeiro semestre deste ano, 27,4% dos turistas que vêm para Natal não chegam a ir à praia de Ponta Negra. No mesmo período do ano passado essa média era de 22%.
Esse movimento negativo do turismo em Ponta Negra é um problema que o poder público tenta resolver com melhorias na região. A Prefeitura de Natal tem realizado algumas ações na localidade com o intuito de revitalizar a área.
A secretária municipal de Turismo, Ohana Fernandes, conversou com o NOVO e falou sobre esse processo. “Nós temos a requalificação da Avenida Praia de Ponta Negra. Foi feito um investimento que vai abranger desde a acessibilidade das calçadas à requalificação das áreas de passeios, os cruzamentos, os mobiliários, as ciclovias, que é onde envolve a parte turística da gente. Já temos o Polo gastronômico lá em Ponta Negra, mas vamos disponibilizar mais uma nova área de lazer e entretenimento, de aproximadamente, 1,6 km”, explica Ohana Fernandes, que completa citando as obras de enrocamento e engorda de Ponta Negra: “nós temos essas duas obras principais, que uma já está em andamento – a requalificação da Avenida Praia de Ponta Negra – e a outra, que estamos esperando a liberação para que possa caminhar e finalmente ser feita a engorda da praia de Ponta Negra”.
O Governo do Estado também tem suas ações de incentivo ao turismo no Rio Grande do Norte. Apesar de não concentrar suas atenções apenas à Natal e Ponta Negra, a gestão estadual, por meio da Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur), aposta bastante nas campanhas de marketing para tentar atrair o turista.
“A Emprotur desenvolve campanhas cooperadas de marketing com as principais operadoras nacionais e replicadas a nível internacional nos principais mercados emissores de turistas para o Estado. Participa das principais feiras de turismo nacionais e internacionais e de eventos de relacionamento com agentes de viagens e operadores. Dentre as ações, a Emprotur também busca se posicionar de forma estratégica trabalhando o turismo de forma segmentada. Em todas as ações, Natal está contemplada, e consequente a praia de Ponta Negra, por ser a porta de entrada do nosso turista no estado”, destaca a assessoria de comunicação do órgão.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias