Três brasileiros, um espanhol e um colombiano faziam parte de tripulação de submersível carregado de cocaína — Foto: Divulgação
A Polícia Judiciária e a Marinha de Portugal apreenderam um submarino carregado com 6,5 toneladas de cocaína a 920 quilômetros dos Açores. A embarcação transportava três brasileiros, um colombiano e um espanhol.
De acordo com as autoridades portuguesas, o “narcosubmarino” saiu do litoral brasileiro e tinha como destino algum ponto da Península Ibérica. A estratégia dos traficantes é navegar até uma área próxima à costa, onde lanchas recolhem a droga e transportam o carregamento para o continente.
O diretor da Polícia Judiciária de Portugal, Luís Neves, afirmou que os tripulantes eram experientes e bem treinados para a ação criminosa. O nome da organização responsável não foi divulgado, mas, segundo Neves, trata-se de uma das muitas que atuam no tráfico internacional de cocaína.
O uso de narcossubmarinos para o transporte de drogas tem aumentado nos últimos anos. Essas embarcações, muitas vezes construídas com madeira e fibra de vidro, são projetadas para navegar em profundidades rasas e possuem tecnologia avançada para comunicação.
O caso foi identificado pelo Centro de Análise e Operações Marítimas (Narcóticos), que reúne oito países da União Europeia e o Reino Unido no combate ao tráfico de drogas. A informação sobre a aproximação do submarino foi repassada pela Guarda Civil da Espanha.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias