Cotidiano

Trabalhar ou torcer pelo hexa?

Liberação para assistir aos jogos do Brasil durante a Copa do mundo no catar deve ser acordada com os empregadores. as empresas têm autonomia para definir como será a organização do trabalho nestes dias

por: NOVO Notícias

Publicado 22 de novembro de 2022 às 15:00

Trabalhadores assistem Copa do Mundo

Escala de trabalho deve ser decidida pelo empregador – Foto: Juliana Manzano/NOVO Notícias

O torcedor brasileiro está animado para assistir aos jogos do Brasil na Copa do Mundo 2022. Acontece que o trabalhador não vai poder faltar ao trabalho para torcer pelo hexa. A folga para assistir aos jogos do Brasil deve ser acordada com os empregadores, já que as empresas têm autonomia para definir como irão organizar o trabalho nestes dias.

O técnico em tecnologia da informação Caio Barros trabalha em uma agência de comunicação e afirma que não vai perder os jogos do Brasil, mesmo durante o expediente. “Aqui tem a TV que o pessoal vai colocar nos jogos e tenho meu celular”, contou.

Segundo explica o advogado trabalhista Steffisson Cruz, as empresas que decidem se liberam ou não seus empregados nos jogos da seleção. “As empresas não são obrigadas a liberar os funcionários, e também não são obrigadas a montar espaços para que os empregados assistam aos jogos dentro da empresa, durante o horário de trabalho. Tudo isso é mera liberalidade de cada uma. Em resumo, a empresa é quem decide”, pontuou.

Algumas empresas costumam permitir que os funcionários parem o expediente para acompanhar a partida e depois voltem ao trabalho. É o que vai acontecer em alguns supermercados no Rio Grande do Norte.

“A grande maioria vai fechar as portas um pouco antes do início de cada jogo do Brasil para assistir internamente e, assim que terminar, vai reabrir. Outros vão funcionar mesmo com o jogo rolando. Os funcionários terão TV para assistir, mas continuarão atendendo o público. Alguns vão permanecer abertos para dar suporte a bares e restaurantes, socorrendo eles em uma eventual emergência. Então vai ser muito variado. Mas os funcionários vão acompanhar aos jogos de uma forma ou de outra”, explicou o presidente da Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte, Gilvan Mikelyson.

Horários de funcionamento

A seleção brasileira estreia na Copa do Mundo do Catar nesta quinta-feira (24), às 16h, contra a Sérvia. Na sequência, enfrenta a Suíça na segunda-feira (28), às 14h, e o time de Camarões no dia 2 de dezembro, às 16h. Nesses dias, bancos, comércio e órgãos públicos funcionarão em horário especial.

Em dias de jogos às 13h, os órgãos estaduais funcionarão das 7h às 10h. Já em dias de jogos às 16h, o funcionamento será das 7h às 14h.

Com relação aos bancos, em dias de jogos às 13h o expediente será das 8h30 às 11h30; e quando as partidas forem às 16h, o funcionamento será das 9h às 14h.

Quando os jogos forem ao meio-dia, as agências do INSS não vão abrir; quando for às 13h ou às 16h, os atendimentos serão realizados até 2h antes do jogo.

O comércio de rua de Natal funcionará até às 12h nos dias de jogos às 13h. Em dias de jogos às 16h, o expediente é até às 15h.

No Midway Mall, o funcionamento em dias de jogos às 13h será das 10h às 13h – lojas reabrindo às 15h (facultativo) ou 16h (obrigatório). Já em dias de jogos às 16h, o expediente é das 10h às 16h – lojas reabrindo às 18h (facultativo) ou 19h (obrigatório).

No Natal Shopping, em dias de jogos às 13h, o funcionamento será das 10h às 12h30 – reabrindo às 15h30. E quando as partidas forem às 16h, o expediente é das 10h às 15h30 – reabrindo às 18h30. A praça de alimentação funcionará em horário normal e haverá um telão com transmissão dos jogos.

O Praia Shopping funcionará das 10h às 12h30 – reabrindo às 15h30 – em dias de jogos às 13h. Quando as partidas forem às 16h, o funcionamento será das 10h às 15h30 – reabrindo às 18h30.

Tags