No próximo dia 02 de outubro o Rio Grande do Norte pode eleger o primeiro deputado estadual cadeirante da sua história. Natalense, administrador e primeiro vereador cadeirante da capital, Tércio Tinoco tem uma história de superação e luta pela inclusão das pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
”Sofri o meu acidente aos 18 anos. Foi traumático. Estava na cidade de Assu, pulei em uma piscina e bati a cabeça no fundo. Fui dado como morto. Depois de longos dias na UTI entre a vida e a morte, tive um encontro com Deus e voltei à terra para fazer a diferença na vida das pessoas”, relata Tércio que passou seis meses internado no Hospital Sarah Kubitschek em Brasília.
Se engana quem pensa que o processo de reabilitação foi fácil. Tércio precisou de muita força de vontade para superar as barreiras. ”Eu andava, jogava bola, ia para festas e tinha uma vida totalmente ativa. Com o acidente, precisei reaprender coisas simples, como escovar os dentes e pentear os cabelos. Eram tantas dificuldades que pensei em desistir, tentei me matar uma vez”, lembra o candidato a deputado estadual que hoje tem 35 anos.
Segundo Tércio, com o tempo ele foi aceitando a nova realidade, a todo momento acompanhado de ajuda profissional e apoio da família e amigos. ”Fui o primeiro tetraplégico do RN a renovar a carteira de motorista. De lá pra cá venho colecionando importantes conquistas. As pessoas com deficiência sempre foram escanteadas, esquecidas e deixadas para trás. Eu precisava fazer algo. Comecei a estudar sobre os meus direitos e a exigi-los”, relembra.
Por meio de um colega, Tércio conheceu a Sociedade Amigos do Deficiente Físico – SADEF/RN. Em 2016, virou presidente da instituição, onde fez um trabalho que gerou reconhecimento nacional. ”Repaginei toda a sua estrutura para benefício de todos, administrando e utilizando apenas as doações recebidas e os recursos da própria SADEF. O resultado de tudo isso foi a construção de um Centro de Treinamento Esportivo para as pessoas com deficiência, que permitiu a prática de diversas modalidades, sendo considerado referência em todo país”, detalhou.
Pensando em promover mais qualidade de vida para as pessoas com deficiência, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, Tércio fundou o Projeto Natal Praia Inclusiva. ”Para uma andante não tem nada demais tomar um banho de mar, mas para quem tem uma limitação é tudo. Com o projeto, essas pessoas têm a oportunidade de irem à praia, tomar banho de mar e curtir outras atividades de lazer, como stand up e caiaque. Tudo isso gratuitamente”, explica.
De tanto ouvir seus amigos pedirem para entrar na política, Tércio resolveu tentar. Mesmo com alguns comentários capacitistas, decidiu se candidatar. Na campanha, sentiu as dificuldades da falta de acessibilidade e inclusão, bandeiras que levantou durante todo o pleito.
Em ano epidêmico, foi acometido pela COVID-19, mais uma barreira que precisou superar.
”Muita gente dizia que eu não ia conseguir. Não tive apadrinhamento político nem amarras com ninguém. Fizemos a campanha de 2020 na raça, e no final de tudo, acabei sendo eleito o primeiro cadeirante vereador da história de Natal. Nossa vitória gerou repercussão nacional”, lembra.
As dificuldades não pararam. Tércio teve que batalhar pela acessibilidade na Câmara Municipal de Natal. ”Quando fui eleito não existia acessibilidade na Casa do Povo. Queriam me dar um gabinete no térreo para facilitar as coisas. Eu exigi um no segundo andar, porque sabia que se ficasse no térreo jamais fariam manutenção nos elevadores e adaptariam a estrutura. Hoje temos uma Câmara 100% acessível”.
Atualmente, o parlamentar é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida e membro da Comissão do Desporto. ”Propus mais de 40 Projetos de Lei, dos quais 10 foram aprovados. Dentre as leis aprovadas, a vacinação obrigatória contra Covid-19 para pessoas com deficiência, da eliminação do rodízio escolar para alunos com deficiência e autismo”, destaca.
Na aprovação do Plano Diretor de Natal, foi o vereador mais propositivo. Aprovou 39 emendas, sendo 34 na área de acessibilidade. Em 2021 e 2022, Tércio destinou quase R$ 700 mil em emendas parlamentares impositivas para instituições ligadas à causa das pessoas com deficiência.
Além de tudo, Tércio é criador do Tampinha da Inclusão. ”Esse é mais um projeto que junta responsabilidade ambiental e social. Com ele, revertemos doações de tampas plásticas por cadeiras de rodas para pessoas com deficiência e idosos. A iniciativa já mudou a vida de muitas famílias”, pontua o candidato a deputado estadual.
De acordo com Tércio, é preciso renovar a Assembleia Legislativa com novos nomes. ”Há candidatos que estão na ALRN há 40 anos, indo para o 11º mandato. São pessoas que já contribuíram com o estado. Precisamos mudar a realidade das pessoas. Como podemos fazer isso elegendo os mesmos candidatos? É preciso ter representantes legítimos e ter diversidade. É por isso que coloco o meu nome à disposição! O povo está cansado desses políticos tradicionais que só se importam com o voto. Chegou a hora de fazermos história. O povo clama por mudança. Nosso RN precisa de acessibilidade, inclusão de verdade e respeito”, desabafa.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias