O forte temporal que atinge Rio Grande do Sul já deixou oito mortos e outras 21 pessoas seguem desaparecidos nesta terça-feira (30). De acordo com a Defesa Civil, os impactos da chuva afetaram 77 municípios, destruíram casas e pontes, derrubaram encostas, além de pessoas e animais ilhados.
Para auxiliar nas operações de resgate, o governo federal enviou dois helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB) para sobrevoar as áreas mais afetadas, como Santa Cruz do Sul, Sinimbu e Candelária, em busca de pessoas ilhadas.
As imagens capturadas durante o desastre mostram a gravidade da situação: uma mulher sendo arrastada pela correnteza de um rio em Candelária, ruas e estradas inundadas pela cheia do Rio Pardo, um bovino submerso na região de Teutônia, e uma ponte sendo levada pela correnteza em Santa Maria, são apenas algumas das cenas de destruição registradas.
Em Roca Sales, uma família viveu momentos de terror quando sua casa foi soterrada, deixando um homem desaparecido. A queda de uma ponte em Santa Tereza e o alagamento de ruas em Santa Maria também foram consequências do temporal.
A tragédia ainda continua a se desenrolar, com relatos de famílias resgatando animais de estimação em meio às enchentes e vítimas sendo encontradas em situações de risco, como uma mulher que foi soterrada entre Itaara e Santa Maria, resultando em sua morte.
Ponte é arrastada pela correnteza enquanto prefeita grava vídeo sobre chuva no RS
Gisele Caumo (PTB), prefeita de Santa Tereza, no Rio Grande do Sul, filmou o momento exato em que a Ponte de Ferro, em Faxinal do Soturno, foi destruída pela enxurrada. Durante a noite desta segunda-feira (29), ela fazia uma live dando instruções aos moradores para ter cuidado ao sair de casa devido às chuvas, quando a estrutura cedeu.
O Inmet divulgou um alerta para o evento do Rio Grande do Sul sobre o alto volume de chuvas e tempestades. A previsão é de que um sistema frontal vindo do oceano intensifique as chuvas entre quarta e quinta-feira (02).
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias