Geral

Tecnologia 5G chega a Natal

Inicialmente, 15 bairros terão cobertura com a tecnologia de quinta geração. Até 28 de novembro, Claro, Tim e Vivo devem ter, no mínimo, 33 estações na capital potiguar

por: NOVO Notícias

Publicado 5 de setembro de 2022 às 16:02

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A partir de hoje, a capital potiguar passa a ter cobertura 5G. As operadoras de telefonia Claro, Tim e Vivo ativaram estações com a tecnologia de quinta geração do serviço móvel em alguns pontos da cidade. A ativação acontece logo após a liberação oficial da frequência de 3,5 GHz pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Inicialmente, a TIM está disponibilizando o sinal 5G para 15 dos 36 bairros da capital, são eles: Alecrim, Barro Vermelho, Candelária, Capim Macio, Centro, Lagoa Nova, Lagoa Seca, Mãe Luiza, Neópolis, Nova Descoberta, Pajuçara, Petrópolis, Ponta Negra, Redinha e Tirol. De acordo com a operadora, em breve, a nova tecnologia será expandida para outras áreas da cidade, conforme evolução da demanda do mercado.

A tecnologia disponibilizada pela companhia na capital potiguar é a 5G Standalone, que promete contar com a ativação de duas vezes mais antenas que o mínimo regulatório exigido pelas normas do Leilão 5G. “O 5G Standalone da TIM oferece velocidades de navegação que podem alcançar até 100 vezes mais que a rede 4G e promete revolucionar o mercado corporativo com a massificação de soluções de IoT e impulsionar importantes setores da economia, como as áreas de educação, saúde, transporte, segurança, entre outras”, afirmou Bruno Talento, Diretor de Vendas da TIM Nordeste.

A Vivo disponibilizará o serviço inicialmente para quatro bairros da capital: Ponta Negra, Tirol, Lagoa Seca e Barro Vermelho. Outros entrarão na cobertura nas próximas semanas, de acordo com a empresa. “Neste primeiro momento, os clientes terão uma navegação ainda mais veloz e melhor experiência no uso e consumo de conteúdos multimídia ou nos jogos online de alta resolução, por exemplo. A experiência de velocidade do usuário será até dez vezes mais rápida que o 4G. Espera-se que a nova tecnologia realize download de um arquivo de 1GB em aproximadamente dez segundos, dependendo do volume de tráfego no momento”, informou Karina Tenório, diretora regional da Vivo no Nordeste.

A Claro não informou quantos e quais bairros já estão com a cobertura a partir desta segunda-feira (5), mas adiantou que a adoção da nova tecnologia não vai exigir nenhuma alteração de contrato. “Qualquer cliente com aparelho compatível e em área com cobertura pela tecnologia pode ter acesso ao 5G+ sem necessidade de mudar de plano ou de chip. E, para o cliente que quiser ampliar a franquia de dados, a Claro também lançou recentemente seu novo portfólio de planos pós-Pago. Completa e de simples entendimento, a novidade conta com mais internet para navegar no 5G+”, informou a empresa.

Até o dia 28 de novembro, as prestadoras deverão ter no mínimo 33 estações de 5G ativadas em Natal. Para acessar o serviço, é preciso possuir um aparelho compatível e estar dentro da área de cobertura da operadora. Não é necessário fazer a troca do chip, e não há cobrança extra pelo acesso.