Cotidiano

Tarifa do luto: saiba como conseguir desconto em voos de emergência

Companhias aéreas como Gol e Latam oferecem tarifas diferenciadas para quem precisa viajar em casos de falecimento de familiar; veja como funciona

por: NOVO Notícias

Publicado 8 de maio de 2023 às 15:30

Tarifa do luto: saiba como conseguir desconto em voos de emergência

A Tarifa do Luto é ofertada por duas companhias aéreas brasileiras – Foto: Demis Roussos

A perda de um ente querido é um momento difícil e muitas vezes inesperado, que pode exigir a necessidade de viagens emergenciais. Em situações como essa, os custos com a viagem podem se tornar um fardo adicional para as famílias enlutadas. No entanto, algumas companhias aéreas oferecem tarifas diferenciadas para ajudar nesses momentos.
As empresas, contudo, têm suas próprias regras para casos como esse. Para entender melhor a situação, o NOVO Notícias entrou em contato com as principais companhias aéreas do país para tirar todas as dúvidas sobre a “tarifa do luto”.

A Gol Linhas Aéreas e a Latam são duas das empresas que concedem descontos em suas tarifas para passageiros que precisam voar em casos de emergência. A Gol, por exemplo, possui um programa chamado “caso de assistência emergencial”, que oferece um valor diferenciado de tarifa para quem necessita fazer uma viagem de emergência em caso de falecimento de familiar, como cônjuge, pai, mãe ou filho.

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Para adquirir a passagem com desconto na Gol, é preciso entrar em contato com o SAC da companhia pelo telefone 0800 704 0465, em posse da documentação necessária, como a certidão de óbito original e documentação legal original que ateste a relação familiar. Caso o passageiro já tenha adquirido uma passagem, ele pode solicitar o reembolso correspondente ao desconto em até 7 dias após o falecimento.

A concessão do desconto está sujeita à análise das informações fornecidas e o desconto de 80% é aplicado apenas sobre o valor original da tarifa, o que não inclui taxas aeroportuárias, serviços contratados e/ou regras tarifárias. A assistência emergencial é válida exclusivamente para voos operados pela Gol em território nacional.

Já a Latam oferece descontos para passageiros que apresentem documentação comprobatória que justifique a solicitação de desconto. Caso o passageiro não possua documentação comprovando a situação de tarifa emergencial no momento da compra, pode recorrer à exceção através de reembolso comprovando a emergência em até 30 dias após à viagem. O cliente deve apresentar atestado de internação (se houver) ou óbito, além de comprovar o parentesco direto. O evento deve ter ocorrido em até três dias a partir da data da compra e a viagem deve ocorrer em até 7 dias.

A Latam pede para que seus clientes entrem em contato com a Central de Vendas e Serviços, opção “Devolução”, onde um de seus especialistas atenderá o passageiro. As solicitações são avaliadas caso a caso pela companhia, que procura oferecer sempre o melhor desconto possível.

A Jornalista Zhamara Mettuza viveu a situação de perder um ente querido em fevereiro deste ano, e precisou comprar uma passagem de última hora da Suíça para o Brasil. Apesar da “Tarifa do Luto” ser apenas para voos domésticos nacionais, ela conta que na Europa a burocracia por este tipo de serviço é mínima.

“Pelo visto, lá fora estão há anos luz do Brasil. Porque não teve nenhum tipo de empecilho. A mudança foi super rápida e não precisei comprovar nada. Só foi feito o pedido no balcão da companhia e foi emitido um novo bilhete. Consegui a passagem para o mesmo dia”, destacou a jornalista.

Ainda de acordo com as companhias brasileiras, com a oferta de tarifas diferenciadas em casos de emergência, as empresas demonstram seu compromisso em prestar assistência e apoio a seus clientes em momentos difíceis, ajudando a aliviar o estresse financeiro de viagens de última hora em circunstâncias tristes.

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