Política

Subprocuradores da República pedem que Aras investigue Bolsonaro por crimes de abuso de poder de autoridade

Este não é o primeiro pedido de investigação contra o presidente enviado ao procurador-geral da República

por: NOVO Notícias

Publicado 13 de julho de 2021 às 15:07

Solenidade de Posse do Procurador-Geral da República, Augusto Aras, em 2019 – Fotos: Isac Nobrega/PR

Um grupo de subprocuradores-gerais da República encaminharam ao procurador-geral da República, Antônio Augusto Brandão de Aras, uma representação que cobra uma investigação para apurar possíveis atos de abuso de poder de autoridade cometidos pelo presidente Jair Bolsonaro.

O documento, assinado por cinco subprocuradores, traz sete declarações feitas pelo presidente defendendo o voto impresso e ameaças às eleições de 2022. A representação diz que “as declarações do sr. Presidente da República parecem ultrapassar os limites do mero [e intangível] exercício do direito constitucional à liberdade de expressão. Exatamente por isso, têm-se aí indicativos da necessidade de pronta atuação do Procurador-Geral da República, na condição de Procurador-Geral Eleitoral, ante seu papel constitucional de defesa do regime democrático e do livre exercício do direito de sufrágio”.

Leia também:
Mourão refuta Bolsonaro e diz que “eleições serão realizadas”

Os subprocuradores afirmam, por meio da representação, que além de gerar instabilidade, insegurança e estados emocionais adversos no corpo eleitoral, as afirmações de Bolsonaro contém traços evidenciadores de grave e concreta ameaça ao principal instrumento de concretização de uma democracia representativa, que é a eleição.

Este não é o primeiro pedido de investigação contra o presidente enviado ao procurador-geral da República. Em 2020, o vice-procurador-geral eleitoral Renato Briil de Goes instaurou um procedimento preparatório eleitoral (PPE) para apurar suposta propagando eleitoral antecipada em outdoors.

Tags