Serviço é prestado por meio de concessão pública e sofre muitas críticas, principalmente dos usuários; a ideia é melhorar o serviço sem a pretensão de aumentar tarifas
Publicado 21 de fevereiro de 2022 às 15:00
Um dos mais antigos problemas enfrentados pela população natalense, o transporte público na capital potiguar, que funciona sem realização de uma licitação, está prestes a passar por uma mudança significativa: a abertura de um processo licitatório, o que ajudaria na condução do funcionamento do serviço
Essa é uma demanda praticamente unânime na capital. Os natalenses veem na realização do certame, a esperança de um serviço melhor, com um maior número de linhas, o aumento e a modernização da frota atual. Segundo a secretária de Mobilidade Urbana de Natal, a engenheira Daliana Bandeira, a licitação tem previsão para ocorrer até o fim de março, para que tanto a cidade, por meio da população, bem como as empresas, tenham maior segurança jurídica na prestação de serviços, que é oferecido à população natalense por meio de concessão há décadas.
“A nossa intenção era lançar o edital até o ano passado, mas não pudemos, e agora a nossa pretensão é aprontar tudo para licitar até o fim do primeiro trimestre deste ano”, diz Daliana Bandeira, titular da STTU.
A não realização do processo no ano passado decorre de milhares de sugestões feitas pela população natalense, que acabaram atrasando o cronograma do projeto. Todas as propostas de contribuição, que somam cerca de 1.800, foram obtidas através de 17 reuniões que o poder público realizou com a população de todas as regiões da cidade. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), assumiu o compromisso de analisar cada uma das propostas e por isso ocorreu o atraso. Mesmo que não sejam atendidas, todas as solicitações passarão por análise e uma resposta deverá ser dada ao propositor.
Apesar do atraso na conclusão, a secretária garante que a equipe está empenhada neste projeto, que segundo ela, vai melhorar a vida dos natalenses. “Temos uma tarifa perto do limite máximo que o usuário pode pagar, e, não temos pretensão de aumentar esse valor”, diz Daliana Bandeira.
A licitação do transporte público de Natal voltou a ser assunto em destaque na última semana, posto que o prefeito Álvaro Dias tinha um compromisso com a população natalense na leitura da mensagem anual na Câmara Municipal de Natal, e muitos esperavam que o assunto fosse pauta de sua fala. Contudo, em seu discurso de mais de 20 páginas, nada se falou sobre o transporte.
Apesar de não abordar o tema em seu discurso oficial, o prefeito não fugiu do assunto ao ser questionado pela imprensa presente no Palácio Padre Miguelinho. Álvaro ressaltou as qualificações da secretária Daliana, responsável por conduzir os trabalhos e reconheceu os problemas relacionados ao transporte público, e foi incisivo ao dizer que a questão será resolvida por sua gestão.
“É sério problema no transporte coletivo na cidade do Natal e eu reconheço. Não foi criado por mim, mas eu vou resolver. Nós temos que ter um pouco de paciência, pois é um tema que se arrasta antes da minha [gestão]. Mas nós entendemos, temos uma secretária competente, doutora Daliana Bandeira, e eu espero modernizar, melhorar o sistema de transporte daqui que é muito deficitário e eu reconheço”, disse o prefeito Álvaro Dias.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias