Bolsonaro acompanha julgamento do golpe no STF - Gustavo Moreno/STF
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quarta-feira (26), tornar réus o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete acusados de participação na trama golpista de 2022.
Os cinco ministros votaram para aceitar a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Os votos foram dos ministros Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Luiz Fux e Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia. Agora, os acusados passarão a responder a um processo penal — que pode levar a condenações com penas de prisão.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) aponta que Bolsonaro e seu núcleo estratégico atuaram para tentar abolir o Estado Democrático de Direito. Além do ex-presidente, são réus:
A PGR atribuiu a Bolsonaro cinco crimes:
Com o recebimento da denúncia, o STF inicia a fase de instrução do processo, que inclui coleta de provas, perícia de documentos e depoimentos. Ao fim dessa etapa, será decidido se os réus serão condenados ou absolvidos. Em caso de condenação, as penas serão definidas pelo tribunal.
Além dos oito réus iniciais, o STF ainda avaliará a denúncia contra outros 27 acusados de envolvimento na tentativa de golpe.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias