O Plenário da Câmara Municipal de Mossoró aprovou, nesta sexta-feira (24), por 17 votos a favor e 3 contrários, o Projeto de Lei Complementar nº 42/2025, que reestrutura a organização administrativa da Prefeitura Municipal de Mossoró

Política

Política “Sou bom de bofete”, diz vereador de Mossoró durante votação de projetos do prefeito Allyson Bezerra

Reforma administrativa prevê a criação de novas secretarias, desmembramento de pastas e ampliação de cargos comissionados

por: NOVO Notícias

Publicado 25 de janeiro de 2025 às 09:15

Durante uma sessão extraordinária nesta sexta-feira (24), a Câmara Municipal de Mossoró aprovou, por 17 votos a 3, o Projeto de Lei Complementar nº 42/2025, que reestrutura a organização administrativa da Prefeitura. O encontro, marcado por protestos e declarações polêmicas, discutiu mudanças significativas no organograma municipal, incluindo a criação de novas secretarias e cargos.

Polêmica na sessão

Em meio aos debates, o vereador Cabo Deyvison (MDB) fez uma declaração que chamou atenção ao afirmar ser “bom de bofete”. A fala foi dirigida a manifestantes que protestavam nas galerias contra uma das propostas em pauta. O parlamentar, que está em seu primeiro mandato, reclamou da falta de diálogo e acusou os manifestantes de serem usados como “massa de manobra” pela oposição.

“Presidente, providencie segurança urgente para esse plenário. Eu posso até garantir minha segurança, porque quem vier eu troco no bofete. E tem uma coisa, eu sou bom de bofete, viu? Agora, de vocês eu fico preocupado”, disse o vereador, pedindo reforço na segurança.

A declaração foi feita enquanto a presidência da Câmara tentava controlar os ânimos no plenário, que ficou agitado devido aos protestos.

Reforma administrativa aprovada

O Projeto de Lei Complementar nº 42/2025 prevê mudanças importantes na estrutura administrativa do município, com a criação de novas secretarias, desmembramento de pastas e ampliação de cargos. A medida tem como objetivo modernizar a gestão pública e melhorar os serviços prestados à população.

Entre as principais alterações estão:

  • Divisão da Semurb: A Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos será desmembrada em duas novas pastas: Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur) e Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb).
  • Novas secretarias: Serão criadas a Secretaria de Governança e Inovação (Semig) e a Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Segepe).
  • Ampliação de serviços: O projeto prevê a criação de novos cargos e um aumento salarial para servidores, visando fortalecer o atendimento à população.

O líder do Governo na Câmara, vereador Alex do Frango (PSD), destacou os avanços que a reforma proporcionará. “Conseguimos aprovar projetos importantes, que valorizam nossos servidores e criam novas secretarias para dar continuidade ao crescimento e desenvolvimento da nossa cidade.”

Por outro lado, a oposição e a bancada independente tentaram protocolar emendas para modificar pontos do projeto, mas todas foram rejeitadas pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Apesar disso, o líder da oposição, vereador Dr. Cubano (PSDB), votou favoravelmente, destacando a importância da medida para Mossoró.

“A gente viu exemplos de que Mossoró pode caminhar mais pra frente, como a criação de novas secretarias. Então é algo favorável, é algo que a gente faz para que chegue ao povo de Mossoró”, avaliou o parlamentar.

Tags