O primeiro dia ficou para trás. E foi difícil, exigente e quente. Não podia ser diferente no sertão do Seridó, palco da etapa 1ª. do Sertões 2021, que levou pilotos e navegadores de Tibau do Sul (RN) a Patos (PB). Neste domingo, o desafio no maior rally das Américas será uma especial cronometrada de 249 quilômetros que levará a prova da cidade paraibana a Araripina (PE). Bem próximo a Juazeiro do Norte, principal ponto de devoção ao Padre Cícero Romão Batista. O ‘Padim Ciço’, que é o homenageado do dia, abençoará a caravana por caminhos que prometem exigir tanto quanto os da véspera.
A especial deste sábado confirmou que o Sertões deste ano seria desafiador desde o primeiro quilômetro. Foram 235 quilômetros de uma prova extremamente técnica e sinuosa: piso de cascalho e pedras; passagem por serras; um trecho de trial e muitas curvas. Tudo sob um sol forte que castigou máquinas e homens. As médias de velocidade baixas dos vencedores ajudam a resumir o que foi o dia – 55,04km/h no caso dos carros.
Nas motos, Gregório Caselani (Honda) herdou a vitória da etapa e a liderança do rally com a punição aplicada ao francês Adrien Metge (Yamaha), mais rápido da especial, por excesso de velocidade numa zona de radar e por trafegar em sentido contrário ao da prova para validar um waypoint perdido. Jean Azevedo garantiu a dobradinha da Honda, seguido pelo atual campeão Ricardo Martins (Yamaha).
Entre os UTVs, a experiência de Reinaldo Varela (Can-Am) fez a diferença. O tricampeão mundial e o navegador Gunnar Dums lidaram bem com as condições do dia para chegar a Patos como os mais rápidos e primeiros líderes do Sertões 2021 na categoria mais disputada. Ficaram à frente dos atuais campeões Deninho Casarini/Ivo Mayer, obrigados a fazer uma etapa de superação. Com o capotamento no prólogo, foram a 37ª dupla a largar, o que exigiu inúmeras ultrapassagens e um ritmo forte desde o início. Numa edição com recorde de participantes, João Valentim/Henrique Correia (Can-Am Maverick X3) terminaram em terceiro.
O esperado duelo acirrado entre os irmãos Baumgart e as Toyota Hilux V8 IMA deu o tom entre os carros. E o campeão mais recente entre eles levou a melhor. Marcos (navegado por Kleber Cincea) foi 55s mais rápido do que Cristian/Beco Andreotti. Com outro exemplar da picape japonesa, Sylvio de Barros/Rafael Capoani terminaram em terceiro. Outra sensação na categoria, o buggy sul-africano Century CR6 de Marcelo Gastaldi/Cadu Sachs obrigou a dupla a trocar um amortecedor dianteiro.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias