Cotidiano

Prevenção SMS oferta vacinação e prevenção às ISTs durante São João de Natal

Em Natal, até abril de 2024, foram notificados 1.007 mil novos casos para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN)

por: NOVO Notícias

Publicado 22 de junho de 2024 às 15:49

A programação do São João de Natal 2024 contará também com ações de promoção à saúde. Durante os festejos que acontecem na praça Pedro Velho, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal estará ofertando, das 18h às 22h, vacinação para os munícipes, além de intensificar as ações de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

A abertura das atividades aconteceu na quinta-feira (20), na praça Pedro Velho, em Petrópolis, onde a equipe do Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) Aids, Sífilis e Hepatites Virais, pertencente ao setor de Promoção à Saúde da SMS Natal, desenvolve ações de educação e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), com entrega de preservativos masculinos, gel lubrificante e orientações para quem acompanha as festas da tradição junina.

Em Natal, até abril de 2024, foram notificados 1.007 mil novos casos para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), desses, 219 casos foram de HIV/AIDS, 736 de sífilis e 52 de hepatites virais, o que reforça os cuidados para as doenças.

Os festejos juninos também contarão com o Trailer de Vacina, estrutura montada na Praça Pedro Velho, oferecendo imunização para a população durante os dias do evento. Funcionando também das 18h às 22h, o ponto vai ofertar as vacinas de campanha contra a COVID-19, influenza e poliomielite.

A vacina contra o coronavírus está sendo realizada com o novo imunizante monovalente XBB, versão mais atualizada para combater as variantes da doença. Estando disponíveis para crianças menores de cinco anos e públicos prioritários, como trabalhadores de saúde; gestantes e puérperas; idosos com idade acima de 60 anos, pessoas com comorbidades, deficiências e imunossuprimidos; povos indígenas, quilombolas e ribeirinhos; idosos em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e trabalhadores desses serviços; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e população de rua.

A campanha de imunização contra a Influenza 2024 está disponível para todas as pessoas com idade acima de seis meses de vida. Já a vacinação contra a poliomielite está disponível para crianças de 1 a 4 anos, que devem receber indiscriminadamente uma dose extra de Vacina Oral Poliomielite (VOP).

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags