O setor hoteleiro do Rio Grande do Norte está se recuperando da crise da Covid-19. É o que diz uma pesquisa realizada entre os associados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), que apontou um aumento de 47,7% na ocupação média anual.
Para o presidente da ABIH-RN, Abdon Gosson, o resultado é bastante positivo uma vez que o estado lida com o surgimento de uma nova variante da doença. “Os números respaldam o trabalho que desenvolvemos juntamente com o Governo do RN, através da Secretaria Estadual de Turismo/Emprotur, Prefeitura de Natal, através da Secretaria Municipal de Turismo/Setur e Natal Convention Bureau. Ao longo do ano realizamos diversas ações pelo Brasil divulgando o Rio Grande do Norte e mostrando que é seguro visitar o nosso estado”, disse.
Segundo o empresário, o fechamento de fronteiras, cancelamentos de voos e outras medidas necessárias para combater o coronavírus afetam diretamente o setor turístico, mas a pesquisa revelou que o viajante continuou a procurar o RN como opção de lazer.
Em janeiro de 2022, a ocupação nos hotéis se manteve na mesma média de 2021. “Natal foi a cidade que mais recebeu visitantes, tendo um aumento de 9,5% na comparação com janeiro do ano anterior”, afirmou o presidente.
Em 2021, a ABIH-RN e os hoteleiros associados capacitaram cerca de 1.500 agentes de viagens em 15 cidades brasileiras – Brasília/DF, Uberlândia/MG, Goiânia/GO, Belo Horizonte/MG, Rio de Janeiro/RJ, Ribeirão Preto/SP, São José do Rio Preto/SP, Presidente Prudente/SP, Bauru/SP, Campinas/SP, Curitiba/PR, Londrina/PR, Maringá/PR, Cascavel/PR e Foz do Iguaçu/RN. Participaram de feiras nacionais e internacionais com o objetivo de promover o destino.
Entre as ações que a Associação destaca nesta gestão estão as campanhas de arrecadação de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) para os profissionais de saúde do Amazonas e de 500 cestas básicas com o apoio da Pastoral Amigos de Santa Dulce e Pastoral Social.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, a ABIH-RN realizou, em julho de 2021, uma ação para que os colaboradores dos hotéis associados recebessem a vacina da gripe H1N1.
Para 2022, o presidente afirmou que terá inúmeros desafios, entre eles associar a hotelaria do interior potiguar. “A pandemia tem fortalecido o turismo regional, contribuindo assim para o acrescimento do turismo do estado, com mais ações e infraestrutura. Vamos continuar cada vez mais com as nossas ações de promoção e divulgação do destino, e talvez uma das maiores lutas: a redução do custo das passagens aéreas para Natal”, finalizou.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias