Cotidiano

Setor hoteleiro do RN supera índices anteriores à pandemia

Expectativa é de que a ocupação dos hotéis neste mês de dezembro supere os 70%, chegando a 100% em alguns dias do mês; setor comemora aquecimento desde outubro

por: NOVO Notícias

Publicado 20 de dezembro de 2021 às 16:30

Para ABIH, próximos serão os melhores do turismo potiguar – Foto: Carlos Azevedo/NOVO Notícias

Um dos setores mais atingidos pela crise sanitária causada pela pandemia do novo coronavírus no último um ano e meio tem grande expectativa com o feriado de réveillon. Empresários do ramo da hotelaria já vêm se preparando para receber turistas de todo o país, oferecendo pacotes especiais.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte (ABIH-RN), Abdon Gosson, o setor espera uma ocupação média de 95% dos hotéis, sendo a maioria das unidades com 100% de lotação durante esse feriado.

Ele ainda diz que o setor já comemora o aquecimento desde o mês de outubro, que superou os índices de ocupação pré-pandemia. “Eu diria que de outubro para cá os números são melhores do que da pré-pandemia e isso se deve realmente ao aquecimento do setor. O brasileiro passou a viajar mais de avião e o turismo está muito concentrado dentro do Brasil”, explica Gosson.

Isso fez com que o mês de dezembro de 2021 deixasse de ser considerado média estação e fosse promovido a alta estação, algo que não acontecia em anos anteriores, quando a alta estação sempre foi a partir dos meses de janeiro ou fevereiro. “No pré-pandemia, dezembro sempre teve uma ocupação média. Não era uma ocupação ruim, mas também não era ótima”, esclarece o presidente da ABIH-RN.

Ainda segundo Abdon, a expectativa é de que a ocupação dos hotéis neste mês de dezembro supere os 70%, chegando a 100% em alguns dias do mês. “Isso é muito bom”, comemora.

Abdon diz que apesar do notável aquecimento do setor nos últimos meses e a expectativa pelo feriado de réveillon, não quer dizer que o setor já esteja 100% recuperado dos danos causados pela pandemia.

“A gente tem que levar em consideração que o setor hoteleiro foi um dos setores mais drasticamente atingidos pela pandemia. Passamos quase um ano e meio com vários hotéis fechados, tendo prejuízos diariamente. Não serão dois, três meses que irão conseguir sanar um prejuízo desse tamanho. Mas esses próximos meses, até julho do próximo ano, serão os melhores da história do turismo e isso a gente está torcendo muito para conseguirmos fazer com que essas empresas possam pagar suas dívidas e compromissos, e voltar a normalidade da economia do nosso setor”, desabafa o presidente da ABIH-RN.

Biossegurança

Sobre a segurança biológica direcionada ao enfrentamento à Covid-19, doença causada pelo novocoronavírus, Abdon Gosson diz que todos os hotéis do estado estão completamente adaptados.

De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio Grande do Norte, os hotéis sempre estiveram muito bem preparados, com os mais rigorosos protocolos de segurança e higienização com relação à Covid-19.

“Isso continua sem absolutamente nenhuma mudança,  pelo contrário nunca se viu falar de um turista que tenha entrado em algum hotel no Rio Grande do Norte e reclamou com relação a segurança de higienização e dos protocolos”, garante ele.”

 

Tags