Imagem ilustrativa – Foto: SECOM/Salvador
O setor de serviços do Rio Grande do Norte cresceu 4,2% em maio de 2021 na comparação com abril, acima da média nacional (1,2%). Essa é a maior alta registrada em um mês de maio no RN desde que a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) foi iniciada em 2011.
Outros sete estados do Nordeste também tiveram crescimento de volume de serviços superior ao do Brasil.
RN está entre os estados com maior variação de volume de serviços no Brasil em maio
No acumulado de janeiro a maio, o setor apresentou uma recuperação de 1,3% no estado potiguar. É a primeira vez em 2021 que esse indicador torna-se positivo.
Contudo, no acumulado dos últimos 12 meses, o volume de serviços norte-rio-grandense ainda registra queda de 10,4%, uma das maiores entre as unidades da federação ao lado de Sergipe (- 11,2%).
Comércio varejista potiguar cresce 1% em maio
O volume de vendas do comércio varejista potiguar cresceu 1% em maio comparado a abril, mesmo patamar de alta do Brasil (1,4%). Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE.
O crescimento acumulado dos últimos 12 meses no RN é de 1,9%, um dos menores do Nordeste ao lado de Sergipe (2,2%). Ainda nessa comparação, o varejo potiguar teve uma das seis menores altas do Brasil, considerando as 25 unidades da federação que conseguiram crescer no período analisado.
Varejo ampliado
O varejo ampliado cresceu 20,1% no RN em maio de 2021 frente a maio de 2020, o menor crescimento da região Nordeste nessa comparação. Em média, o Brasil (26,2%) cresceu mais. O varejo ampliado compreende o comércio varejista acrescido da venda de material de construção e de “veículos, motocicletas, partes e peças”.
Entre abril e maio, o varejo ampliado potiguar cresceu 1,8%, número inferior à média do Brasil (3,8%).
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias