O setor de eventos começou a retomar as atividades, de forma gradual, a partir deste fim de semana, quando foi autorizada a realização de eventos sociais com ocupação de 100% da capacidade do local. Apesar de as regiões do Rio Grande do Norte estarem em fases diferentes do plano de flexibilização das atividades econômicas, a medida é válida para todo o estado e contempla todos os municípios.
Na última sexta-feira (17), o Governo do Estado publicou um decreto que exige o passaporte da vacina para os participantes de eventos com mais de 600 pessoas. O passaporte equivale à comprovação de pelo menos uma dose do imunizante contra a Covid-19.
Cada segmento de eventos deverá seguir protocolos específicos de segurança, baseados na higienização e autorização da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap). Neste sábado (18), aconteceu a Meia Maratona do Sol, que percorreu as ruas de Natal com largada e chegada na Arena das Dunas. A corrida reuniu atletas amadores e profissionais de todo o Brasil e adaptada aos novos protocolos com mudança na estrutura, no percurso e na duração da prova.
“Durante o percurso foi bem tranquilo. As largadas foram bem organizadas para não haver aglomeração e boa parte do percurso peguei pista limpa, sem muitos corredores ou com espaço suficiente para haver uma distância”, disse a potiguar Lígia Carvalho, de 26 anos, que participou da maratona pela primeira vez.
Considerada pioneira do segmento no país, a corrida exigiu a vacinação com pelo menos a primeira dose, em um intervalo de 15 dias entre aplicação e o dia da maratona. A competição, que contou com o apoio do Governo do RN, Prefeitura do Natal, Laboratório de Inovação em Saúde da UFRN e demais parceiros, foi um importante catalisador para esta retomada de eventos.
“O avanço da vacinação e a redução nos casos permitiu a flexibilização das atividades e, claro, o esporte, como fator importante da saúde, tinha que marcar este importante momento para nosso Rio Grande do Norte”, disse o coordenador da maratona, Gabriel Negreiros.
Levando em consideração a melhora do quadro da pandemia e a perspectivas de melhora da situação com o avanço da vacinação contra a Covid-19, o secretário Estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier avalia positivamente este retorno das atividades.
“Eu vejo com otimismo, principalmente pelo fato de a gente estar fazendo a liberação desses eventos condicionadas a participação de pessoas vacinadas, através do passaporte da vacina. Essa é a aposta do Governo, para termos a retomada desses eventos com segurança e como forma de estímulo para as pessoas se vacinarem”, ressaltou o secretário.
Os cantores João Gomes e Nattanzinho também realizaram shows neste final de semana no RN. Donos de sucessos como “Meu Pedaço de Pecado”, “Morena” e a viral “O carpinteiro”, os artistas se apresentaram pelo interior do estado e em Natal.
O pernambucano João Gomes, fenômeno do ritmo piseiro, reuniu centenas de pessoas nas cidades de Jardim de Piranhas, Currais Novos e Caicó. Já o cearense Nattan, embalou uma multidão na Arena das Dunas, com o seu forró pop e romântico.
Os organizadores dos eventos afirmaram ter seguido todos os protocolos sanitários e que o público era formado apenas por pessoas vacinadas contra a Covid-19. Para Bruno Dantas, presente no show de Nattan, os eventos devem continuar retomando no estado.
“Acredito que com segurança e um mínimo de consciência das pessoas, é possível sim ir retomando as festas ao normal”, opinou Bruno.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias