Uma escola de Natal aproveitou o setembro amarelo, dedicado à prevenção ao suicídio, para implementar uma ferramenta pela qual os alunos podem comunicar à Direção quando notarem comportamentos atípicos em colegas.
A iniciativa foi posta em prática pelo Complexo Educacional Contemporâneo e recebeu o nome de “Alerta Amarelo”. O canal foi aberto dentro do aplicativo que os estudantes já fazem uso para fins educacionais e permite uma comunicação direta e virtual sobre ocorrências.
Segundo Marianny Andrade Arcanjo, diretora da instituição, ações relativas ao setembro amarelo já faziam parte do calendário escolar, mas a ideia era permitir que os alunos ficassem à vontade para compartilhar informações que achem relevantes, o que se tornou possível com a ferramenta.
A psicóloga Patrícia Peixoto conta que por mais que a escola fique atenta a sinais, alguns são percebidos mais facilmente pelos amigos, como a perda de interesse por atividades extracurriculares, o abandono de amizades e agressividade ou agitação.
“É natural que eles dialoguem entre si e compartilhem informações que, às vezes, não são compartilhadas em casa e vice-versa. Por isso é importante abrirmos canais como esse, para que as pessoas próximas possam comunicar quando notarem que algo está errado”, conta ela.
Para o aluno Pedro Macedo, de 17 anos, o novo canal tem grande utilidade, pois fortalece uma rede de apoio entre os alunos. “É muito reconfortante saber que podemos ajudar os colegas e também que todos estão prontos para nos ajudar em caso de necessidade justo no lugar onde passamos grande parte do nosso tempo”, explica a estudante.
A campanha nacional de prevenção ao suicídio acontece anualmente, durante o nono mês do ano. Setembro foi escolhido pois, desde 2003, no dia 10, acontece o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, que foi criado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (IASP) junto à Organização Mundial de Saúde (OMS).
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias