A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) reuniu os membros da bancada federal potiguar nesta segunda-feira (27) para fazer uma prestação de contas das aquisições de equipamentos, contratação de obras e investimentos feitos com emendas parlamentares e para a apresentação de novas demandas e projetos para os próximos anos.
A exposição foi feita pelo secretário Cipriano Maia aos deputados federais Benes Leocádio, que coordena a bancada, Fernando Mineiro, Natalia Bonavides e Sargento Gonçalves, além de representantes dos senadores Styvenson Valentim e Rogério Marinho e do deputado Robinson Faria e da secretária Extraordinária de Gestão e Projetos Especiais e coordenadora do Governo Cidadão, Virgínia Ferreira.
Durante sua fala, o secretário Cipriano Maia destacou ações como a realização de mais de 20 mil cirurgias, ampliações de serviços em todo o Rio Grande do Norte e melhorias de infraestrutura. “Precisamos pensar nos serviços de âmbito estadual e regional, para avançar na qualificação do SUS ao longo de todo o estado. Para isso, é vital que os parlamentares também participem do processo. A saúde sofre com um subfinanciamento muito grande, precisa de parcerias”, afirmou o gestor.
Para os próximos anos, há demandas essenciais da Sesap como a abertura de novas policlínicas, aumento da cobertura do Samu no RN e renovação da rede estadual de hospital. Na avaliação do coordenador da bancada federal, é necessária uma conjunção de esforços em prol da garantia de funcionamento dos serviços e aumento do atendimento à população. “Vamos montar, em conjunto, uma proposta para agilizar principalmente a realização de cirurgias, envolvendo parcerias com os municípios. E também trabalhar com toda a bancada junto ao Ministério da Saúde para ver o que é possível trazer de recursos em todas as áreas necessárias”, pontuou o deputado Benes Leocádio.
A Sesap encaminhará aos gabinetes dos parlamentares um dossiê completo com os dados dos projetos e ações planejadas pela gestão.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias