Cotidiano

Sesap pede intensificação de vacina aos povos indígenas

Apenas 24.98% dos indígenas do Rio Grande do Norte receberam a vacina contra a Influenza

por: NOVO Notícias

Publicado 19 de abril de 2024 às 08:33

 

Foto: Reprodução

 

Visando acelerar a cobertura vacinal da Influenza entre os povos indígenas do Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Imunização, orientou a intensificação das ações durante esta semana, que marca o Dia dos Povos Indígenas no Brasil.

A população indígena do estado é estimada em 11.724 pessoas e a meta é imunizar pelo menos 90% desse grupo, que está entre os 17 prioritários da campanha nacional de vacinação contra a Influenza, prevista para encerrar em 31 de maio. Até o momento, 24.98% dos indígenas do RN receberam a vacina, disponível em todas as unidades de saúde do estado.

As estratégias para imunização dos povos indígenas envolvem parcerias com líderes e organizações locais, respeitando suas culturas e tradições. As equipes são orientadas a realizar campanhas de conscientização e acesso equitativo às vacinas, levando em consideração as questões logísticas e geográficas de cada comunidade.

“A vacinação da população indígena é extremamente importante. Em primeiro lugar, protege a saúde e o bem-estar dessas comunidades, que enfrentam muitas vezes condições de acesso limitado aos serviços de saúde. Além disso, prevenimos possíveis surtos de doenças infecciosas, que podem se espalhar rapidamente nessas comunidades. Além disso, é uma forma de respeitar e proteger os direitos à saúde e à autodeterminação desses povos, reconhecendo sua vulnerabilidade histórica a doenças introduzidas pela colonização e garantindo sua continuidade cultural e identitária”, destacou a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Laiane Graziela.

 

______________________________________________________________________________________________

Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?

➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.

______________________________________________________________________________________________

Tags