A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) encaminhou nesta segunda-feira (15) a abertura de 48 leitos nos hospitais Geral João Machado, em Natal, e Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim. Para isso, serão convocados 66 novos profissionais, entre enfermeiros, fisioterapeutas, farmacêuticos, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, técnicos de radiologia, enfermagem, de laboratório e farmácia, além do acréscimo de capacidade no contrato para realização de cirurgias ortopédicas no Deoclécio Marques e de profissionais como copeiros, maqueiros, higienistas e cozinheiros.
A medida, que vai ampliar a capacidade de atendimento à população de toda a Região Metropolitana e diversos municípios do interior do Rio Grande do Norte, se dá por conta da reforma e ampliação do Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel. Com o investimento, que é superior a R$ 9 milhões, a principal unidade do SUS no RN terá parte de seus pacientes recebidos no Deoclécio Marques, que terá 40 novos leitos, e no João Machado, com mais oito leitos.
Após o término da obra no Walfredo, os novos leitos permanecerão em funcionamento pleno. A medida está prevista no acordo extrajudicial firmado entre o Governo do Estado, por meio da Sesap e de outras secretarias, e o Ministério Público, que foi referendado pelo Judiciário nesta segunda-feira.
O acordo se deu pela necessidade de autorização judicial para ampliação de gastos por parte do Governo com pessoal, dada a urgência da situação para a necessária manutenção dos serviços de saúde no estado.
Com a abertura dos novos leitos, a Sesap completa o processo de ampliação do Hospital Deoclécio Marques. A unidade passou por uma reforma, com um investimento de R$ 2 milhões que ampliou a capacidade instalada do hospital para 150 leitos. Em setembro de 2023, a Sesap, após outro acordo com o MP, já tinha aberto outros 26 leitos, exclusivamente para atendimento de casos ortopédicos.
O planejamento indica que serão convocados 21 enfermeiros, 12 fisioterapeutas, oito farmacêuticos, cinco assistentes sociais, quatro nutricionistas, quatro psicólogos, quatro técnicos de radiologia, quatro terapeutas ocupacionais e quatro fonoaudiólogos. Ainda serão contratados 72 técnicos de enfermagem, seis técnicos de laboratório e três técnicos de farmácia. As chamadas para os profissionais que vão atuar nos leitos serão publicadas em breve pela Sesap no Diário Oficial do Estado.
______________________________________________________________________________________________
Quer receber notícias úteis, relevantes, informativas e divertidas?
➡️ Assine gratuitamente a Comunidade do NOVO no Whatsapp.
➡️ gratuitamente o Canal de Notícias no Telegram.
➡️ Siga o NOVO Notícias no Twitter.
______________________________________________________________________________________________
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias