O candidato do PSD, Algacir, aparece como preferido da população para ser o futuro prefeito de Montanhas. Foto: Divulgação

O candidato do PSD, Algacir, aparece como preferido da população para ser o futuro prefeito de Montanhas. Foto: Divulgação

Política

Eleições  Sensatus/NOVO: Algacir aumenta vantagem na disputa pela Prefeitura de Montanhas e chega a 49%

O candidato do PSD lidera todos os cenários da pesquisa; a maioria dos entrevistados acreditam que Algacir será vitorioso na disputa do dia 6 de outubro

por: NOVO Notícias

Publicado 15 de setembro de 2024 às 10:00

Faltando três semanas para a eleição, o candidato Algacir (PSD), da coligação “Povo Unido, Montanhas Forte”, aumentou a vantagem na corrida eleitoral pela Prefeitura de Montanhas, na região Agreste do Rio Grande do Norte, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Sensatus a pedido do NOVO Notícias.

Os números mostram que ele chegou com 49,76% das intenções de voto na pesquisa estimulada, contra 38,81% do adversário, o candidato Antônio Neto (PP), da coligação “O Trabalho Precisa Continuar”. Agora, a diferença entre os candidatos é de 10,9%, maior que a registrada no último levantamento divulgado pelo NOVO no dia 23 de agosto, quando Algacir tinha 47,62% e Antônio Neto tinha 39,05%, o que dava 8,57% de vantagem para o candidato do PSD.

O cenário estimulado, quando o entrevistador informa quais os candidatos que estão na disputa, mostra ainda que 9,05% dos entrevistados ainda não sabem em que votarão nas eleições do próximo dia 6 de outubro, enquanto que 2,38% não pretendem votar em nenhum dos candidatos.

Pesquisa Montanhas
Pesquisa estimulada de intenção de voto para prefeito em Montanhas

A liderança de Algacir também se mantém na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são listados pelo entrevistador. Nesse cenário, o candidato do PSD registrou um crescimento ainda maior, recebendo 48,81% das intenções de votos, contra 34,76% de Antônio Neto. A diferença saiu de 9,77% para 14,05%. Em agosto, Algacir tinha 43,1% e o candidato do PP tinha 33,3%. Os que não sabem em quem votarão ou preferiram não responder somam 13,3%, enquanto que os que disseram não votar em nenhum, branco ou nulo somam 3,1%.

Sensatus Montanhas
Pesquisa espontânea de intenção de voto para prefeito em Montanhas

Rejeição

A amostragem também mediu a rejeição dos candidatos, que neste caso é liderada por Antônio Neto, rejeitado por 42,86% dos entrevistados. Já Algacir recebeu a rejeição de 30,95%. De acordo com o relatório, 18,57% dos entrevistados votariam em qualquer um dos dois. Outros 4,29% não sabem ou não responderam, e 3,1% rejeitam os dois candidatos apresentados.

Pesquisa Montanhas
Pesquisa de intenção de voto avalia rejeição dos candidatos a prefeito de Montanhas

Fidelidade do voto

Outro item medido pela pesquisa Sensatus/NOVO foi a fidelização da intenção de voto apontada pelos entrevistados, ao perguntar se eles mudariam o voto até o dia da eleição. Nesse caso, 89,53% dos entrevistados disseram não mudar, enquanto 7,07% pode mudar, e outros 3,4% não souberam ou não quiseram responder.

Sensatus Montanhas
Pesquisa sobre mudança de voto até o dia das eleições em Montanhas

Perspectiva de vitória

Os entrevistados também foram questionados sobre quem eles acreditam que vencerá a disputa para a prefeitura de Montanhas no dia 6 de outubro. A maioria acha que Algacir será vitorioso, com 42,62% das respostas, enquanto que Antônio Neto recebeu 32,38% das respostas. Outros 15,24% não têm opinião formada, enquanto que 9,76% não sabem ou não quiseram responder.

Sensatus Montanhas
Perspectiva de vitória em Montanhas

Dados da pesquisa

A pesquisa contratada pelo NOVO Notícias foi realizada pelo Instituto Sensatus Pesquisa e Consultoria nos dias 08 e 09 de setembro, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o código RN-04026/2024. Foram ouvidas 420 pessoas com idade a partir de 16 anos. As entrevistas foram realizadas na zona urbana de Montanhas, nos bairros Boa Esperança, Centro, Cidade Nova, Conjunto Bandeirantes, Conjunto Bela Vista, Emídio Gomes; e na zona rural, nas comunidades Barbaço, Botafogo, Ingá, Gravatá, Lagoa de Dentro, Lagoa de Pedras, Oficina, Serrote, Riachão de Cima, São Miguel, Sucarvão.

A margem de erro da pesquisa é de 4,68 pontos percentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.

Tags