Economia

SEDEC apresenta boletim com informações sobre energia eólica

Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico divulga primeiro Boletim Trimestral da Fonte Eólica

por: NOVO Notícias

Publicado 7 de maio de 2021 às 15:15

Jaime Calado, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico

Jaime Calado, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico – Foto: Elisa Elsie/Governo o RN

Com o objetivo de apresentar informações relevantes, de forma simplificada e transparente, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Energético, publica o primeiro Boletim Trimestral da Fonte Eólica, com base em dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

As informações servem de subsídio para a chegada de novos projetos no estado e estarão disponíveis no site da secretaria para a consulta por gestores, investidores, pesquisadores, profissionais da área, estudantes, jornalistas e público geral. Entre elas, destacam-se o crescimento de potência contratada; números de parques eólicos em operação, construção e contratados; dados sobre ambiente de comercialização; municípios nos quais os empreendimentos estão contratados; empresas de geração de energia atuantes no estado; e dados sobre a potência instalada pelas turbinas eólicas.

De acordo com a publicação, somente no primeiro trimestre de 2021, 6 novos parques eólicos entraram em operação, representando um crescimento de 6% na potência instalada do estado do RN. Também Houve aumento de 9% no número de empreendimentos em construção, o que contribui com a geração de novos postos de trabalho no 1º trimestre de 2021, principalmente na construção civil.

O documento aponta que o mercado livre tem se destacado como o principal ambiente de contratação de novos projetos no Rio Grande do Norte. Entretanto, o maior volume de contratação de energia continua sendo no mercado regulado. Somando a potência contratada nos dois ambientes, o RN possui 4.191,64MW em projetos futuros.

Acesse aqui o Boletim completo.

Tags