Termina neste sábado (2) o prazo para que ministros, governadores, prefeitos e secretários de governo que desejam disputar novos cargos nas eleições de 2022 deixem as atuais funções. Pela legislação, eles precisam se afastar das funções a seis meses da eleição.
O afastamento dos ocupantes de cargos públicos é uma forma de evitar abuso de poder econômico ou político nas eleições. Mas políticos que ocupam cadeiras no Legislativo, como deputados federais e estaduais, não precisam abrir mão do mandato para concorrer a um novo mandato.
Até esta sexta-feira (1), foi publicado no Diário Oficial do Estado, pelo menos, cinco exonerações de secretariados do Governo de Fátima Bezerra (PT), que devem disputar as eleições deste ano para cargos na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa.
Outros membros da Secretaria do Governo foram exonerados para substituir os antigos titulares das pastas. Confira abaixo a lista completa:
Secretários exonerados:
Pedro Lopes de Araújo Neto – Controlador Geral do Estado.
Jaime Calado Pereira dos Santos – Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico.
Julia de Paiva Sousa Arruda Câmara – Secretária de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.
Gilton Sampaio de Souza – Diretor-Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN).
Fernando Wanderley Vargas da Silva (Mineiro) – Secretário Extraordinário para Gestão de Projetos e Metas de Governo e de Relações Institucionais.
Secretários exonerados para ocupação de novos cargos:
Adriano Gomes de Oliveira – exonerado do cargo de Coordenador Operacional de Desenvolvimento Social (CODES), da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS) para exercer o cargo de Secretário Adjunto, da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS).
Carlos José Cerveira de Andrade e Silva – exonerado do cargo de Auditor Geral da Controladoria Geral do Estado (CONTROL) para exercer o cargo de Controlador Geral do Estado.
Silvio Torquato Fernandes – exonerado do cargo de Secretário Adjunto da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC) para exercer o cargo de Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico.
Maria Luiza Quaresma Tonelli – exonerada do cargo de Secretária Adjunta, da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS) para exercer o cargo de Secretária de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos.
Lilian de Oliveira Rodrigues foi nomeada para o cargo de Diretor-Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN), deixado por Gilton Sampaio.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias