O secretário estadual da Administração Penitenciária, Helton Edi, anunciou em entrevista há pouco que o Rio Grande do Norte receberá reforço de 90 homens para auxiliar na segurança dos presídios estaduais. Segundo ele, o sistema permanece sob controle, mas o reforço se faz necessário para prevenir que as situação nas ruas possa chegar às penitenciárias.
Ele disse que ainda está sendo investigada a suspeita de que as ordens para os ataques partiram de dentro das unidades prisionais e disse que ainda aguarda a conclusão de relatório que apontam maus tratos dentro dos presídios potiguares. Com relação à denúncia de que os presos estariam recebendo comida estragada, ele negou.
O envio desses homens foi autorizada pelo Ministério da Justiça, mas isso não significa que o sistema penitenciário do Estado esteja sob intervenção. A portaria autorizando a medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União, na quarta-feira (15). Segundo a portaria, a força-tarefa deverá coordenar ações das atividades de serviços de guarda, vigilância e de custódia de presos. A operação terá apoio logístico e a supervisão dos órgãos de administração penitenciária e segurança pública do Estado.
A medida deve facilitar a transferência de presos custodiados em penitenciárias estaduais para unidades administradas pelo Sistema Penitenciário Federal.
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias