Economia

Sebrae/RN inaugura polo para negociar energias renováveis do Brasil

O Polo para Aceleração de Negócios de Energias Renováveis do Brasil funcionará em Natal e será inaugurado na quarta-feira (3)

por: NOVO Notícias

Publicado 29 de abril de 2023 às 09:37

Sebrae inaugura, no RN, polo para negociar energias renováveis do Bras

Parque de geração de energia eólica – Foto: Demis Roussos

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae-RN) inaugura, na próxima quarta-feira (03) – em parceria com o SENAI-RN – as operações do “Polo para Aceleração de Negócios de Energias Renováveis do Brasil”. 

A estrutura física vai funcionar no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI-RN, em Natal, complexo que já sedia o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) e o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), principais referências do SENAI no Brasil em Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação (PD&I) e educação profissional para o setor de energia.

Leia também:
Missão do RN em Portugal trouxe resultados positivos para os setores do turismo e das energias renováveis
Setor de energias vai ampliar contratações na indústria em 2023 no RN

O foco da investida, a primeira do SEBRAE com esse perfil para a atividade, no país, será a geração de conhecimentos, de conexões e negócios para turbinar pequenas empresas e startups que atuam ou queiram entrar nos setores de energia eólica, solar fotovoltaica, de biogás e hidrogênio verde.

A agenda, na quarta, incluirá a inauguração oficial do Polo, visita aos laboratórios de energias renováveis do SENAI, a palestra “Tendências de Mercado em energia solar fotovoltaica”, ministrada pela consultoria Greener, e a primeira reunião de governança do grupo.

Novos investimentos a caminho do RN

Em viagem oficial a Portugal no início do mês de março, a governadora Fátima Bezerra constatou de perto o interesse externo em investir no setor de energias renováveis do Rio Grande do Norte. Além da construção do já conhecido Porto-Indústria verde, que deve ser instalado no município de Caiçara do Norte, o RN deve receber, em breve, novos parques geradores de energia eólica e solar onshore e offshore, produção de hidrogênio e amônia verdes e e-metanol. A base para comercialização e exportação dessa produção, bem como do fornecimento da infraestrutura, deve ser exatamente o Porto-Indústria verde.

Tags