Entretenimento

Sebo lança crônicas de Carlão de Souza que marcaram época em Natal

Editora Sebo Vermelho lança neste sábado, a partir das 10h, o livro “Cartas Obscenas de Linda Baptista”, edição póstuma que reúne as primeiras crônicas publicadas pelo jornalista e escritor Carlos de Souza (1959-2019)

por: NOVO Notícias

Publicado 11 de maio de 2023 às 08:39

Jornalista e escritor Carlão de Souza estaria fazendo 64 anos se estivesse vivo. Foto: Elisa Elsie

Jornalista e escritor Carlão de Souza estaria fazendo 64 anos se estivesse vivo. Foto: Elisa Elsie

A editora Sebo Vermelho lança neste sábado, a partir das 10h, o livro “Cartas Obscenas de Linda Baptista” (88 págs., R$ 40), uma edição póstuma que reúne as primeiras crônicas publicadas pelo jornalista e escritor Carlos de Souza (1959-2019), sob pseudônimo, no jornal Tribuna do Norte durante o ano de 1987. O livro foi organizado pelo filho de “Carlão” de Souza, o também jornalista Alex de Souza.

Nos anos 1980, o caderno de Domingo da Tribuna do Norte era o principal caderno cultural do estado e reunia uma geração de peso da imprensa potiguar, com colaboradores como Dorian Gray Caldas, Jaime Hipólito Dantas, Veríssimo de Melo. Além deles, uma nova geração de escritores e jornalistas disputava espaço para seus escritos. Nomes como Tácito Costa, Carlos Peixoto, João Batista de Moraes Neto, Marize Castro, Adriano de Sousa, entre outros, colaboravam esporadicamente a cada semana.

Foi neste cenário que surgiram em meados de 1987, no espaço do leitor, durante a semana, cartas assinadas por uma tal Linda Baptista, comentando os textos do caderno, com muito humor e ironia, e falando também sobre a vida boêmia e cultural da capital. Os textos chamaram a atenção dos leitores e, após algumas semanas, ganharam espaço próprio no caderno de Domingo. Eram as “Cartas Obs-Cenas de Linda Baptista”.

Cartas de Linda Batista marcaram época na imprensa potiguar. Foto: Reprodução

Cartas de Linda Batista marcaram época na imprensa potiguar. Foto: Reprodução

O que poucos sabiam era que Linda Baptista, na verdade, era um pseudônimo do jovem repórter Francisco Carlos, que ensaiava suas primeiras pautas no tradicional jornal da família Alves. No entanto, a linguagem lírica e despojada utilizada nas crônicas, que chamou a atenção do público, também foi a causa do cancelamento do espaço, após alguns meses, encerrando a carreira meteórica de Linda Baptista nas páginas de domingo.

Tempos depois, Francisco Carlos passaria a publicar seus textos agora com o nome de Carlos de Souza, alcunha sob a qual fez história na imprensa norte-rio-grandense. Quase quatro décadas depois, esse fato curioso da imprensa potiguar é resgatado pela editora Sebo Vermelho, que reuniu essas crônicas sob o título de “Cartas Obscenas de Linda Baptista”.

A organização do volume ficou por conta do filho do autor, o jornalista Alex de Souza, que mergulhou nos arquivos para compilar estes textos. A publicação marca o aniversário de Carlão de Souza, que estaria completando 64 anos no dia 15 de maio, se estivesse vivo. A família convida amigos e admiradores para celebrar a memória de Carlos de Souza durante o lançamento.

Serviço:

Lançamento – Cartas Obscenas de Linda Baptista
88 páginas – R$ 40
Local: Sebo Vermelho – Avenida Rio Branco, 705 – Cidade Alta – Natal/RN
Mais informações: 84 99401-9008

Tags