“Não qualquer irregularidade no processo e assim orienta os candidatos seguirem estudando para realização da prova, prevista para ser aplicada em 19 de janeiro de 2025. A expectativa é homologar o concurso até o mês de maio”, afirma a nota
Publicado 18 de outubro de 2024 às 17:39
A Secretaria de Administração do Estado (Sead-RN) emitiu nota na tarde desta sexta-feira (18) para tranquilizar quem pretende fazer o concurso para professor anunciado na terça-feira (15) pela governadora Fátima Bezerra. No comunicado a Sead-RN afirma que não há o que se preocupar com o certame e que ele deve ser realizado dia 19 de janeiro de 2025.
“Não qualquer irregularidade no processo e assim orienta os candidatos seguirem estudando para realização da prova, prevista para ser aplicada em 19 de janeiro de 2025. A expectativa é homologar o concurso até o mês de maio”, afirma a nota.
O posicionamento foi divulgado após a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do RN (Sinsp), Janeayre Souto, afirmar que iria pedir ao Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) a anulação do concurso público que prevê a abertura de 598 vagas para a Educação.
Segundo a sindicalista, dos cerca de 19 mil professores da rede estadual de educação, somente 11 mil estão em sala de aula. Na nota emitida pela Sead, é dito que a medida para tentar impedir concurso foi feito por “sindicalista que tem posição política contrária a atual gestão do Governo do RN, sendo utilizada como instrumento de campanha eleitoral, o que é lamentável pois vem atuando contra a recomposição estadual dos servidores e neste caso para prejudicar a educação pública do RN”.
Confira a nota na íntegra:
“A Secretaria de Estado da Administração do RN (Sead), face a anúncio que sindicato vai atuar junto a órgãos de controle para anular o edital do concurso para a carreira do magistério estadual, publicado no último dia 15 de outubro, vem a público tranquilizar todos que desejam participar do certame uma vez que não qualquer irregularidade no processo e assim orienta os candidatos seguirem estudando para realização da prova, prevista para ser aplicada em 19 de janeiro de 2025. A expectativa é homologar o concurso até o mês de maio.
O certame contempla 598 vagas para os cargos de Professor e Especialista em Educação, além de formação de cadastro de reserva que poderá ser utilizado durante a validade do concurso. A iniciativa visa suprir a necessidade de reposição de vacâncias decorrentes de aposentadorias e falecimentos, bem como antecipar futuras vacâncias previstas até 2026.
Vale ressaltar que, embora o Rio Grande do Norte encontre-se acima do limite prudencial, a Lei de Responsabilidade Fiscal permite a realização de concursos nesse contexto se for para reposição de vacâncias nas áreas de Saúde, Segurança e Educação.
Esclarecemos que o referido anúncio parte de sindicalista que tem posição política contrária a atual gestão do Governo do RN, sendo utilizada como instrumento de campanha eleitoral, o que é lamentável pois vem atuando contra a recomposição estadual dos servidores e neste caso para prejudicar a educação pública do RN.”
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias