O São João de Natal teve, ao todo, a participação estimada de 300 mil pessoas nos seus seis dias de realização na Arena das Dunas. A informação foi disponibilizada pela Prefeitura de Natal, que comemorou a marca obtida com o evento. A programação teve shows, festival de quadrilhas e polo gastronômico, entre outras atrações.
Em termos de movimentação econômica, o São João de Natal envolve atividades dos setores formal e informal da cidade, dentre eles hospedagem, alimentação, transporte por aplicativo, lojas de roupas, e salões de beleza. A Federação do Comércio do Estado (Fecomércio) fará uma pesquisa para mensurar os reflexos do evento na economia da cidade, a ser divulgada nos próximos dias.
O prefeito Alvaro Dias, que acompanhou todos os dias da festa juntamente com o secretário municipal de Cultura, Dácio Galvão, ressaltou ainda a adoção de uma parceria com a iniciativa privada. A união de esforços possibilitou a redução de custos pelo Poder Público. “Esse é um caminho adotado por eventos dessa natureza em todo o país. Conseguimos economizar um montante estimado em R$ 3 milhões com a parceria”.
Um dos diretores da empresa parceira do evento (Clap Entretenimento), Felinto Filho, ressaltou que o São João de Natal comprovou o potencial que a cidade tem para os festejos juninos. Ele também aponta a visibilidade que o evento proporcionou à cidade. “As atrações nacionais e o grande público que esteve no evento colocam Natal nessa rota dos grandes eventos de São João. Não tenho dúvidas de que em 2024 a festa virá ainda maior e melhor”, declarou.
Pelo palco montado na área externa da Arena das Dunas, passaram grandes artistas locais e nacionais. Nomes como Zé Hilton do Acordeon, Walkyria Santos, a dupla Bruno & Marrone, Waldonys, Michele Andrade, Léo Santana, Karol Melo, Briola Sales e Ferro da Boneca, Cláudia Leite, Carol Benigno e Dani Cruz, Pedro e Erick, Circuito Musical, Zezé di Camargo e Luciano, Banda Grafith e Pedro Lucas.
Festejos
Além dos shows na maior praça esportiva e de eventos da cidade, o maior São João da história de Natal contempla todas as regiões da cidade. A abertura oficial dos festejos juninos aconteceu com o “Sol João”, na orla da Praia do Meio, onde um “pranchão”, espécie de trio elétrico, arrastou uma multidão.
Outra marca positiva do São João de Natal é o investimento nos arraiás de rua. A Secretaria Municipal de Cultura (Secult-Funcarte) lançou seleção pública voltada para apoiar essa modalidade de festejo. No total, foram 40 projetos selecionados, todos com apoio financeiro do Município.
“Temos uma política cultural ampla e democrática. É fundamental destacar a importância dos arraiás de rua, porque ampliamos a participação popular. O São João é uma festa plural e está inserida em nossas tradições”, apontou o secretário Dácio Galvão.
Com uma tradição de mais de trinta anos, o Festival de Quadrilhas Juninas é um evento à parte dentro do São João de Natal. A edição deste ano distribuiu a maior premiação do Rio Grande do Norte, bem como contou com um grande aporte de investimentos. A Prefeitura do Natal investiu, por meio de seleção pública, mais de R$ 600 mil em todo o evento. Durante quatro dias, 35 quadrilhas juninas de Natal e de outros municípios do estado, concorreram às premiações do 1° ao 10° lugar, nas categorias tradicional, estilizada, cômica e grupos de acesso.
A Guarda Municipal de Natal destacou um efetivo de 100 agentes. Também foi mobilizada uma estrutura que incluiu 18 viaturas, 10 motocicletas e duas vans. De acordo com dados da Polícia Civil do Rio Grande do Norte, não houve maiores problemas.
As principais ocorrências foram relacionadas ao furto de celulares, atos de resistência, um de desacato e uma prisão em flagrante foi efetuada. Os envolvidos foram atendidos na delegacia móvel instalada na Arena. A Polícia Militar também contribuiu com a segurança do público.
A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) disponibilizou 20 homens para a limpeza efetuada após os dias de evento, além de distribuir 15 tambores para que a população descartasse o lixo no local correto. Foram cerca de 10 toneladas de resíduos recolhidos durante todo o São João na Arena das Dunas.
O São João da Prefeitura de Natal foi realizado por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) com apoio do Sesc RN e contou com a colaboração de diversas Secretarias Municipais e órgãos públicos, incluindo as pastas de Serviços Urbanos (Semsur), Mobilidade Urbana (STTU), Comunicação (Secom), Saúde (SMS), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/SMS), Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Guarda Municipal de Natal (GMN/Semdes) e Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana).
Receba notícias em primeira mão pelo Whatsapp
Assine nosso canal no Telegram
Siga o NOVO no Instagram
Siga o NOVO no Twitter
Acompanhe o NOVO no Facebook
Acompanhe o NOVO Notícias no Google Notícias